domingo, 30 de setembro de 2018

CARTA PARA UM ELEITOR DO COISO

Caro Pai,

Existem várias definições para a palavra pai, 1 - Aquele que tem um ou mais filhos. 2 - Gerador; genitor; progenitor. 3 - Criador; autor. 4 - Protetor, benfeitor. Entretanto, a que me agrada mais não se encontra em nenhum dicionário, mas sim como uma espécie de ditado popular "pai é quem cria". Pois é, lembra daquela moça chamada Roberta ? uma menina ruiva, fã dos Beatles que morava no riachuelo e que você conheceu em meados dos anos 90 em uma boate na lapa ? te lembra algo ? vocês tiveram uma noite incrível, conversaram bastante e acabaram saindo por algumas semanas depois disso. Até que Roberta descobriu que nessa época você já era casado e pai de 2 filhos, colocou fim nesse relacionamento. Pois é, Roberta é minha mãe e foi nessa brincadeira que eu vim ao mundo.

Confesso que foi muito difícil para mim descobrir isso, lembro da minha infância, quando eu ainda nem falava direito e perguntava "cadê meu papai" e mamãe me dizia que papai estava viajando a trabalho e que um dia iria voltar. Até que minha mãe conheceu um cara e acabou se apaixonando por ele, tiveram 1 filho, se casaram e mudaram pra Curitiba, eu óbvio, fui com eles. Passei minha vida inteira sendo criado por esse homem que minha mãe conheceu, Luciano. E hoje ele é a figura paterna que eu tenho em minha vida, quem me levou para assistir aos jogos de futebol, quem me ensinou a fazer a barba, entre tantos outros momentos especiais da paternidade que compartilhamos. Até que em um determinado momento eu resolvi saber mais sobre meu passado, e um pouco mais velho minha mãe me contou sobre você. Eu poderia esperar que qualquer um fosse meu pai biológico, mas logo você, complicado. Eu não estava preparado pra descobrir que era filho do "coiso", a informação bateu em mim quase como a cena em que Luke descobre que Darth vader é o seu pai. Quando ela me contou, a principio eu achei que ela estava brincando, você já era famoso na época por algumas besteiras que você falava em alguns programas de tv, o que eu nunca imaginei foi que sua popularidade tomaria a forma que tomou hoje.

Após muita conversa minha mãe me contou um lado diferente sobre você, fiquei surpreso até. Depois de um bom tempo você procurou minha mãe para conversar e contar melhor sobre o que ocorreu naquelas noites de amor em outubro, falou que foi tudo um mal entendido dela, que você já estava se divorciando na época em que ela viu um comercial seu na tv com sua esposa, mas era época de eleição e você não queria anunciar um divorcio em rede nacional, resolveu não mostrar isso publicamente para não abalar sua imagem de "pai de familia tradicional". Você mostrou interesse em me conhecer, mas minha mãe achou melhor não, eu já estava muito estabilizado emocionalmente depois de um longo tempo sem conhecer meu pai de verdade, já tinha até esquecido essa história e minha mãe tinha medo que esse encontro causasse uma nova confusão em minha cabeça. Resultado, vocês dois acabaram decidindo que no dia em que eu resolvesse conhecer quem era meu pai ela iria me contar toda a verdade.

Até que em 2018, eu resolvi tomar coragem de te escrever esta carta. Eu converso diariamente com conhecidos meus que vão votar no senhor por n razões. Entretanto, acho que eu precisava ter uma conversa séria com você sobre todo esse processo. Escutar as histórias que minha mãe me contou sobre você me fez pensar em você de outra maneira, suas palavras de ódio a minorias ainda me magoam. Mas iremos esquecer disso durante este trecho, sou cristão, assim como você e acredito que todas as pessoas são dignas de perdão e capazes de melhorarem. Ultimamente nosso país virou um banho de ódio, e você tem sua culpa em grande parte disso, não vou repetir suas falas aqui como exemplo. Eu vi o que aconteceu com você nas últimas semanas e genuinamente lamento por isso, não desejo isso a ninguém. Mas como tudo é uma experiência, espero que isso possa ter te ajudado a  repensar algumas atitudes.

Mamãe me contou de um homem romântico, respeitoso, bem diferente do cara que é filmado constantemente em gritos estéricos a repórteres e deputadas. Fico pensando em qual momento da sua vida você desandou para essas atitudes. Eu gostaria de acreditar que seria capaz de convencer você a abandonar sua candidatura. Entretanto, você assim como vários conhecidos e pais de amigos meus que vão votar no senhor, não estão dispostos a fazer autocritica e repensar o voto. Chega o momento em que não temos mais o que fazer, apenas lamentar. 

                                                                                                                                                                                      Com muito desgosto, PIERROT.

Pierrot.

5 comentários:

  1. Pierrot, que criatividade!!!! Gostei demais, mas eu te aconselharia a revisar o texto, reler em voz alta, acho que isso iria lhe ajudar quanto a escolha de algumas palavras, questão de harmonia. MAS, quando eu percebi de quem você seria filho fiquei wtf akakak foi ótima a ideia.

    ResponderExcluir
  2. Achei criativo demais a forma em como foi produzido seu texto. Não imaginaria que o seu "eu" era o próprio filho do coiso, devo confessar que fiquei exatamente como Alaska Pett, foi uma surpresa e tanto! Gostei muito do primeiro parágrafo. Dou-lhe o mesmo toque que Alaska lhe deu sobre as palavras e a leitura em voz alta, faz muito bem. Também faltou um pontinho de interrogação na questão: "cadê meu papai" no segundo parágrafo, já que é uma pergunta.

    ResponderExcluir
  3. Alguns problemas na revisão do texto como foi comentado, mas a criatividade merece ser exaltada. A narrativa é envolvente e consegue surpreender o leitor.
    Que a força esteja com você.

    ResponderExcluir
  4. Sinto que vc criou um diamante mas que cabia ser ainda mais lapidado. Diferente da semana passada, seu texto longo não cansa e dá vontade de descobrir o desfecho, mas acho que o último parágrafo ficou aquém das minhas expectativas. Os paragapará anteriores me deixaram muito instigado, sobretudo porque vc ia tomando um rumo de compreensão e empatia, mas o último parágrafo parece ter apelado pra uma passiva agressividade que provavelmente faria seu destinatário ignorar o resto do texto inteiro. A despedida nem se fala. Fora isso, acho que foi uma das ideias mais criativas e o desenvolvimento foi ótimo em alguns momentos. Não que nos outros não tenha sido, mas particularmente, fiquei com um gostinho de que poderia ser mais.

    ResponderExcluir