sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Indícios

No momento que escrevo esse texto, estou sem ideia alguma.
O personagem político que domina a mídia não é nenhuma novidade. Nós já
conhecemos a figura. Homofóbico? Sim. Machista? Sim. Racista? Sim. E isso é
deplorável? Pra caralho. Mas isso é muito óbvio. É falar mais do mesmo.
Enquanto penso no que escrever, minha mãe discute com meu pai.
‘’Vota nele mesmo, seu machista do caralho!’’
Bem... Voltando aqui. Que ele, politicamente, é extremamente despreparado pro cargo,
todos nós já sabemos também. O ‘’liberal’’ que em 30 anos de política não realizou
nenhuma ação liberal. Já até elogiou o Hugo Chávez.
Por falar nisso, só por curiosidade, pesquisei, há alguns dias, sobre o Chávez. Militar
com interesses nacionalistas. Acho que já vi isso em algum lugar.
Enquanto isso... a discussão continua.
‘’...Porra nenhuma! O cara é honesto, não é do PT, PSDB, PMDB... Vai acabar com
esses vagabundos e não se junta com político filho da puta! É um mito! Vai salvar esse
país!’’
Depois de ouvir isso, inevitavelmente surge na minha cabeça uma comparação.
Aparentemente honesto, diferente dos outros, não é de um partido tradicional e é a
‘’salvação do país’’? Lembro do Caçador de Marajás, Fernando Collor.
E persiste a discussão. Se é que ainda podemos chamar de discussão e não algo pior. Eis
que surge em cena meu tio. Calmo como sempre foi, penso que será uma suposta
tentativa de acalmar os ânimos.
‘’Fala a verdade, esse merda não tem uma proposta decente e tá há 30 anos na política.
Cê vai votar nele por causa do pensamento primitivo. Admite, porra!’’
A ameaça do ódio é uma ameaça até para as pessoas que demonstram tranquilidade em
seu cotidiano. Essa é a tal da disseminação do ódio que tanto falam, algo que gera,
como podem observar, crises familiares.
A discussão termina, mas não sem antes meu pai mandar um sonoro ‘’Foda-se!’’ e se
afastar dali.
E eu preciso pensar em alguma coisa pro texto.
Peraí. Já escrevi isso tudo? Vai isso mesmo, então.

Peter Luís

9 comentários:

  1. A ideia de mostrar a disucssao familiar, particularmente, me agrada, principalmente porque acho que todas as nuances dos efeitos da conjuntura política atual se ilustram perfeitamente nos bate bocas familiares que temos por aí. Por isso, senti falta que desenvolvesse a fundo essa coisa Mãe x Pai, porque certamente seus diálogos diriam muito em seus subtextos.

    ResponderExcluir
  2. Texto espontâneo, com o retrato de uma discussão familiar, ótima ideia!

    ResponderExcluir
  3. Cronica boa e bem escrita, definitivamente muitas pessoas vão se identificar.

    ResponderExcluir
  4. Bom começo. Aproximação boa com o leitor. Ótima crônica. Palavrões bem encaixados e eu diria necessários.

    ResponderExcluir
  5. gostei bastante da sua ideia, que ficou bem clara no final. Um texto estilo espontâneo, me agradou demais Peter !

    ResponderExcluir
  6. Não gostei do uso excessivo de palavrões. Mas no geral, foi um texto Ok.

    ResponderExcluir
  7. Gostei de como encaixou "pensamento primitivo" no texto. Assim como Ricardo citou, acho que tu fez muito o uso dos palavras, talvez tenha sido a sua intenção mesmo de dar um tom agressivo, mas achei um pouquinho exagerado. Fora isso, gostei.

    ResponderExcluir
  8. Os palavrões foram bem usados, embora eu ache que poderia ter um pouco menos dos mesmos. Mas mesmo assim, foi um ótimo texto.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da forma como incluiu a discussão familiar no texto, acredito que mais pessoas se identificaram a partir disso, essas discussões em casa estão muito presentes. Gostei do texto!

    ResponderExcluir