sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Para eu não esquecer

Não sabia muito bem o que escrever, mas resolvi que queria tentar algo novo. Não
queria escrever um texto falando sobre o assunto sem um propósito. Então, resolvi fazer
uma lista das coisas que eu não quero me esquecer, se algo acontecer.
Para eu não me esquecer de que minha opinião importa e que eu posso falar, sem
censura, sobre algo que me incomoda ou me machuca.
Para eu não me esquecer de que sou humana, e que posso tanto me abalar com as
decisões dos outros como eu também posso abala-los com as minhas.
Para eu não me esquecer que eu sou corajosa, destemida e resistente. E que essas
características são o que me fazem a mulher que sou, e que ninguém pode me diminuir.
Para eu não me esquecer de que juntas somos mais fortes, e que a sororidade é essencial
para ultrapassarmos qualquer obstáculo.
Para eu não me esquecer que a minha voz pode mudar o mundo, e que talvez eu não
consiga muda-lo, mas ao menos eu posso tentar.
Para eu não me esquecer que todas nós podemos amar quem quisermos, sem exceções.
E que nenhuma possível autoridade pode interferir nas nossas escolhas.
Para eu não me esquecer de que tenho muitas irmãs. Não de sangue, mas de alma. E que
podemos juntas, de mãos dadas, passar pelos conflitos e derrubar toda a oposição.
Para eu não me esquecer de que nós, mulheres, somos a personificação da resiliência, e
que nada e nem ninguém pode nos botar abaixo.
Para eu não me esquecer de ser forte, e que a luta vai ser uma tarefa diária. Que vai ser
exaustivo, mas também gratificante. Lutar por mim mesma e por outras mulheres vai ser
incrível.
Para eu não me esquecer que ele não me representa, e que nunca irá me representar.
E por último, mas não menos importante, para eu não me esquecer de que esse homem
não é mais forte do que eu e todas as minhas irmãs juntas.

Cigana Oblíqua e Dissimulada 47

11 comentários:

  1. Afinal, são nos tempos de disputa que nos repensamos, reforçamos e reunimos. Bonita crônica de esperança em meio a ansiedade e frustração

    ResponderExcluir
  2. Me encheu de expectativa e força! Lutemos como as mulheres fortes que somos! Admirável!

    ResponderExcluir
  3. A sua crônica é um fio de esperança em meio a todo esse caos político e social. Sigamos fortes, gostei muito do texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. É muito bom ler o seu texto porque ele dar um ar de esperança.

    ResponderExcluir
  5. No meio de muita coisa triste, uma esperança. Enche o leitor de esperança para o futuro próximo.

    ResponderExcluir
  6. Como os outros já disseram, é um texto que nos traz esperança. Durante a leitura em sala, fiquei sentindo falta de algo no início do texto, mas, ainda assim, gostei muito.

    ResponderExcluir
  7. Acho que você ousou em escrever o texto em um formato diferente, gostei bastante! Emociona e é bem escrito, uma visão bastante otimista sobre o tema.

    ResponderExcluir
  8. Muito agradável a ideia de lista. Ideia de vítima escrevendo a crônica de um ponto de vita de uma militante que sofre com as dores causadas por esse canalha.

    ResponderExcluir
  9. Texto bom, porém parece que foi feito apenas para uma bolha.

    ResponderExcluir
  10. Gostei desse texto, da forma em como ele foi estruturado e feito. Imaginei todos esses lembretes em post-it coloridinhos, uma ideia muito boa. Achei legal escolher uma causa única para defender, mas como foi dito aí em cima por Ricardo Reis: "parece que foi feito apenas para uma bolha". Tipo... atingiria apenas um tipo de público? Fora isso, foi ótimo!

    ResponderExcluir