sexta-feira, 20 de setembro de 2019


Carta de apelo à sociedade

      Não me peças nunca mais uma crônica se não queres te frustar. Não escreverei sobre flores, porque vivemos em meio ao caos. Contente-se com versos afiados e bombas que explodem no peito. Há muito peso em ser parte do que ficará na história e dá pena de quem insiste em fazer parte dela. Não é porque estamos no século XXI que não escreverei sobre o que é retrógrado. Vivemos em tempos onde não existe progresso. Sinto muito em te frustrar, mas não é porque me pedistes pra lhe convencer que não direi o óbvio. Nesses tempos, até o óbvio é dificil de se explicar:

"Há muita liberdade na faculdade federal

Balbúrdia é liberdade

Logo, há muita balbúrdia na faculdade federal."

     O sofisma é: “argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa”. Esse é um sofisma, meu caro leitor, porque quando falamos sobre liberdade na faculdade federal, nos referimos a uma verdade. De fato há. Mas também é fato que essa conclusão veio acompanhada de premissas que prezam muito mais por aferir um tom depreciativo na imagem da faculdade federal que por averiguar fatos.
     Quando digo sobre liberdade, digo sobre liberdade de expressão. Digo sobre liberdade de ir e vir. Digo sobre liberdade de ser. Digo sobre liberdade de pensar. 
     Me disseram sobre liberdade como orgia em público. Me disseram sobre liberdade como ferir o Artigo 233 do Código Penal de atentado ao pudor. Me disseram sobre liberdade como balbúrdia. Me disseram sobre liberdade como depreciação.
     E é nesse telefone sem fio que se cria o sofisma e a pós-verdade. Não como nas brincadeiras, mas com intenções partidárias. Meu caro leitor, o progresso só existirá quando você parar de brincar de brincadeiras de criança. Não porque é vergonhoso, mas porque nos tempos atuais, não se pode brincar com verdades. Elas constroem mentiras. E em meio a tanta desinformação e ignorância, o telefone sem fio vira armas apontadas na cabeça de estudantes e vira corte de verba e vira mais ignorância. Me ajude e, só assim, poderei parar de te frustrar com pensamentos e linhas ultrapassados.
Desceu Quadrado

3 comentários: