quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Setembro Amarelo de Hipocrisia
            Luz, calor, alegria, otimismo. A cor amarela simboliza o sol, a prosperidade, a felicidade. E há algum tempo passou a significar também prevenção ao suicídio. Setembro amarelo é o nome escolhido para o mês designado ao cuidado à saúde mental. O mês em que todos devem dar atenção especial para doenças mentais e fazer o que estiver ao alcance para previnir suicídios. Um mês para previnir suicídios! Talvez eu não esteja conseguindo passar a gravidade que gostaria por essas palavras. Não me entenda mal, não estou à dizer que não concordo com a iniciativa, pelo contrário, carrego muito respeito por ela, mas também algumas ressalvas.
 O ano tem 12 meses, trezentos e sessenta e cinco dias, às vezes sessenta e seis, e inúmeras horas que nunca me dei o trabalho de contar, e somente um mês, 30 dias e bem menos horas que antes, é o tempo dedicado à salvar pessoas que se encontram doentes o ano inteiro, ou mais. O resto dos meses é como se as doenças não existissem, fecham os olhos e os braços pra quem quer que seja que precise, pois talvez eles não precisem tanto. É uma grande “frescura”, “falta de Deus”, “falta de porrada”, “falta do que fazer” todos os dias, menos em setembro.  Porque ele é amarelo. É feliz. É otimista.
É involuntário que nas últimas horas de Agosto-sem-cor, comecem os preparativos para a prevenção de telão. De telão, sim, pois é onde a maioria acontece, só pela tela de um computador ou celular, através de textos da boca pra fora ou vídeos suplicantes para que deem atenção à todos ao redor, mesmo que o autor do vídeo seja o primeiro a disseminar ódio e desrespeito. Vale até mesmo ir à eventos todo vestido de amarelo ou pintar o rosto inteiro para que isso salve quantas vidas puder. Pode viver todos os outros dias do ano sendo um imbecil, pode agredir e odiar gratuitamente e pode mandar que as pessoas se matem na internet, mas “aí” de você digital influencer, às vezes subcelebridade moderna, se não postar a hashtag do Setembro Amarelo. Quantas vidas serão salvas pela sua maquiagem amarelada ou unha pintada.
Claro que existem aqueles que vivem todos os meses amarelamente, aqueles que disponibilizam seus dias para espalhar amarelo sempre que podem. Mas não se compara à quantidade de Sem Cores por aí que se aproveitam de doenças graves demais para um hit em rede social, um like na foto, um novo inscrito no canal. Só que nenhuma dessas coisas impediu minha amiga de se encher de remédios até precisar fazer lavagem, ou o amigo que se enche de drogas pra “aliviar a pressão”, ou uma outra amiga de se cortar para “sentir algo”. Nada disso os impede de desejar todos os dias que este fosse o último, já que não poderiam ser melhores. Nada disso me impede.
E eu me pergunto: qual a cor dos outros meses? Além do Outubro Rosa e Novembro Azul, não conheço as outras cores mensais. Não poderia o ano todo ser um grande arco-íris se as pessoas fizessem todo dia o que elas pregam no mês nove? Não seria tão melhor por em prática o textão que vai pro Instagram e Facebook? Não. É mais fácil esperar até setembro. Porque ele é Amarelo. É feliz. É otimista... E é só um mês.
 Coraline

4 comentários:

  1. ''Não poderia o ano todo ser um grande arco-íris se as pessoas fizessem todo dia o que elas pregam no mês nove?'' Cirúrgico! Gostaria muito que fosse...

    ResponderExcluir
  2. Se todos pensassem e agissem de acordo com o seu ponto de vista, teríamos um mundo com mais empatia.
    "Não poderia o ano todo ser um grande arco-íris se as pessoas fizessem todo dia o que elas pregam no mês nove?"
    Parabéns por escrever sobre um tema que cada vez mais pede socorro e exige nossa atenção e seriedade.

    ResponderExcluir
  3. O tanto que esse texto me impactou é indescritível. Da mesma forma que a hipocrisia de todas essas marcas e até mesmo pessoas que surgem com esse assunto somente quando reverbera grana no final me deixa abalada.
    Esse assunto é necessário todos os meses, semanas e dias do ano. Parabéns pela abordagem sensível de um tema tão importante.

    ResponderExcluir