quinta-feira, 26 de setembro de 2019


TOCA **** !!

Um dia, numa rua da cidade, eu vi um velhinho sentado na calçada.
Com uma cuia de esmola e uma viola na mão
O povo parou para ouvir, ele agradeceu as moedas e...
            “E...”
            Só preciso ir até ai com esta história. História de um homem, que num outro momento do Brasil era capaz de se expressar e encantar a todos com seu jeito falar. Com seus trejeitos e roupas caricatas era impossível confundi-lo com outros, ele definitivamente não se encaixava no “normal”. Era único. Era de fato, de uma Sociedade Alternativa.
Acreditava em sua geração, a geração da luz. E como muitos outros da sua área na época, estavam lá para dar forças ao povo seguir forte contra o governo autoritário vigente. Não deixava que uma mosca em sua sopa pudesse estragar o todo.
Ainda no auge de seu sucesso carregava sua terra natal, Salvador, muito próximo de si. Seu estilo conhecido caracterizado como contestador e místico já era, logo no começo, bem chamativo aos olhos do publico. Mesmo com sua cara de maluco, era um estudioso de filosofia, historia e línguas, e com todo seu talento conseguia mesclar seus conhecimentos com seu trabalho, ainda que isso não fosse de conhecimento geral.
            Cantou para morte, tem mais de dez mil anos, é um fora da lei, tava lá quando a terra parou e tinha um amigo chamado Pedro.
Agora. Se você ainda não sabe de quem estou falando, me desculpe mas...
            ...Tente outra vez.
João Frango

9 comentários:

  1. Escrevemos sobre a mesma pessoa!!!Gostei do texto e fechou com chave de ouro com a referência de "tente outra vez".

    ResponderExcluir
  2. Sua crônica é divertida e começa de um jeito curioso, colocando o personagem em questão como um artista de rua. Achei as referências bem colocadas e a leitura fluída. Sugeriria desenvolver um pouco mais a cena do velhinho na praça, intercalando com os momentos informativos. Acredito que deixaria o texto mais rico.
    O maior problema, pelo menos aos meus olhos, é a obviedade em torno do personagem já explicitada no título. Não há nenhuma surpresa ou reviravolta acerca da identidade do cantor nada misterioso. Mais óbvio que isso, só o "Metamorfose Ambulante" escrever sobre ele também! hahaha (Isso não é uma crítica ao texto do colega, não me entenda mal)
    Talvez você não quisesse fazer mistério mesmo, imagino. Mas acredito que poderia revelar menos no começo e deixar mais informações para o final.
    De qualquer forma, foi uma boa crônica. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaah concordo PJ, depois olhando com mais calma me liguei que podia ter feito um pouco mais de suspense

      Excluir
  3. tinha ate me esquecido do Metamorfose ambulante hahahahah. tivemos a mesma ideia

    ResponderExcluir
  4. Logo de cara pelo título eu já me liguei em quem poderia ser kkkkkkk mas o texto ficou excelente e as referências das músicas ao longo do texto comprovam de fato a suspeita diante do título.

    ResponderExcluir
  5. Amei a leveza da crônica e a relação entre a história e as músicas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Já pelo título era fácil descobrir quem era, e as referências durante o texto deixaram mais explícito ainda. Gostei da estruturação do texto, proporcionou a fácil leitura, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Pelo título já se imagina quem é, porém o texto é bem escrito com ótimas pitadas de humor.

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei das referências do texto por isso acho o seu título muito "explícito", poderia ter feito mais mistério!

    ResponderExcluir