quinta-feira, 12 de setembro de 2019


Inefável

Inefável! Alguns diriam sem palavras, outros indescritível, independente da definição o fato é que um conjunto de emoções incapazes de serem expressas em simples palavras ganha na maioria das vezes um nome estranho: inefável. Você deve estar pensando: o que seria esse conjunto de emoções? Um romântico diria amor verdadeiro, um sonhador balbuciaria uma conquista, para uma criança emoção efêmera. Não, caro leitor! Esse conjunto de emoções as quais sou incapaz de pronunciar com meus lábios e tento miseravelmente escrever a você trata-se de algo mais profundo encravado em meu peito sem querer dizer adeus.

TRINN TRINN! Onomatopeia simples. Passa despercebida para muitos, para alguns não. Esse é o som de um telefone, o som de uma notícia, o som de uma noite de setembro, o som de uma noite fria, mas, sobretudo o som menos esperado quando se tem um pai numa cama de hospital. 

O próximo som que espera-se escutar é apenas das palavras de uma mãe em sinal positivo, não de um silêncio bruto, um silêncio ensurdecedor para qualquer filho. Poderia existir uma estratégia na literatura em que pudéssemos deixar uma página inteira em branco pra simbolizar uma pausa, um vazio ou simplesmente o abismo no qual fui jogado após aquele maldito silêncio. 

Não vai passar rápido e não há para onde escapar, de um jeito ou de outro a dor sempre acaba encontrando a gente, pois a dor da perda é feita de matéria de durar e o tempo do luto é longo. Mesmo que tenhamos de aprender a dialogar com isso ela deixa cicatrizes para nos lembrar dos dias difíceis, para lembrar que passamos por um tempo sombrio.

Sim! Aquele seria um tempo sombrio trazendo uma escuridão que sufoca até não poder mais respirar, dormir ou continuar vivendo. Tal como um ditador que se impõe acima de tudo e de todos, sem te deixar protestar e lutar.  Aliás, viver ao seu lado foi liberdade, foi democracia, foi paz. Viver sua ausência é inefável.

Don Draper

8 comentários:

  1. Profundo. Emocionante. Bem escrito. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. "Aliás, viver ao seu lado foi liberdade, foi democracia, foi paz. Viver sua ausência é inefável." SEM PALAVRAS!!! gostei DEMAIS suave e preciso. texto cativante

    ResponderExcluir
  3. caramba você escreve muito bem! parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por conseguir colocar tanta emoção e verdade em um texto!

    ResponderExcluir
  5. Crônica profunda, emocionante e muito bem escrita! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Esse texto foi um dos que mais me marcou durante essa disciplina, mesmo sendo bem antigo eu ainda penso nele...

    ResponderExcluir
  7. Esse texto é incrível, sério. Quando eu li eu fiquei pensando tanto nele depois... Esse final acabou comigo.

    ResponderExcluir