sexta-feira, 27 de setembro de 2019


Sônia


25 de setembro de 2019. Três e quarenta e cinco da manhã.
E lá vamos nós de novo.

Sônia,
A gente sempre acaba se encontrando. Eu, com os cabelos pra cima, os dentes ainda por escovar. Cum pouco de fome, talvez, mas você sabe que eu opto por ignorá-la, já que ela é naturalmente apenas uma consequência do tédio. Você me conhece muito bem. E eu a você, com seus olhos tortos de um lado pro outro, as costas sempre instáveis. O ódio a Morfeu. Ou seria ode? Pois quando você vem, eu sempre clamo por ele. Me desculpe pela sinceridade, Sônia, mas sua companhia tende a me trazer prejuízos no dia seguinte, ainda mais por ser hoje o amanhã. Mas tudo bem, não fique triste. Você costuma me apresentar grandes canções, não é mesmo? Aliás, o que vamos ouvir hoje?

Fechando e abrindo a geladeira a noite inteira.
Eu ando da cozinha ao quarto. Do quarto à sala. Da sala à varanda, faço um carinho no cachorro. Volto à cozinha. Abro a geladeira de novo mas não pego nada, apenas procuro o exato momento em que a luzinha de dentro se apaga. Sabe, Sônia, às vezes eu penso que ele fazia isso também. Eu sei que você diria que todos o fazem, que existe uma unidade por trás de todas as diferenças no mundo. Mas eu tenho em mim a loucura de que ele seria meu amigo. A loucura de que somos únicos, extraordinários. De que somos diferentes. É errado se sentir assim em meio a tanta gente, Sônia?

Se ele estivesse aqui, talvez eu abrisse o Jack Daniel's que mantenho guardado para ocasiões especiais que nunca chegam. Beberíamos e dedilharíamos o violão baixinho para não acordar aos meus pais e nem aos vizinhos. Cantaríamos algumas de suas canções, e talvez eu criasse coragem pra mostrá-lo uma das minhas - e quiçá, até comporíamos uma ali mesmo, e isso seria a coisa mais linda do mundo. Sabe, transformar o tédio em melodia. Ele se esforçaria para não soltar por inteiro sua berrante voz, mas se o fizesse, eu pouco iria me importar. Todo som ecoado por entre aqueles cachos me diz um pouco sobre ele, e a cada fonema, cada nota, cada verso, eu me sinto mais próximo de sua vida. Burguesa, poética, marginal. Guetos, zona sul, boemia. Homens e mulheres. Vida louca vida. Mas também prestaria atenção em seu silêncio. Eu às vezes me vejo quieto, sem razão ou motivo aparente, e recentemente descobri que ele também... se via assim. Talvez eu tivesse alguém ao meu lado para cantar a solidão. Talvez.

Mas ele não está aqui, Sônia. Ele nunca estará. Ele nunca ao menos saberá o meu nome. Seu corpo esbelto e pintado de sol nunca abraçará o meu. Seu sotaque carioca despretensioso nunca se confrontará ao meu fluminense. Mas isso não significa que eu não possa fingir que sim. Finjo que vamos juntos à Cantareira e, após consumir, nos quiosques, das doses semanais de câncer, tentaríamos convencer os garçons dos bares de que somos clientes apenas para usar o banheiro - a igreja de todos os bêbados. Acredito que teríamos sucesso e rezaríamos em paz, mas caso não, ele com certeza se renderia à confusão. Tiraria a camisa mostrando o peito magro e cabeludo e iria em direção ao dono do bar. Como assim eu não posso usar o banheiro? Quer que eu mije na rua? Logicamente seríamos expulsos, mas, por sermos brancos, ficaria só por isso mesmo. Talvez ele me ensinasse a viver, Sônia. Uma ideologia ou algo parecido.

Eu acho que nem mesmo ele sabia, Sônia. Tenho quase certeza. Mas talvez nós pudéssemos aprender juntos. Ele me ensinaria a enfrentar a timidez. A levar mil rosas roubadas às minhas inúmeras paixões desenfreadas, mas a pensar que meus amores inventados nunca existiram no momento em que eles acabassem. A pedir piedade a essa gente careta e covarde. A contar segredos de liquidificador. A dizer que todos os meus defeitos simplesmente fazem parte do meu show. A admitir que talvez eu seja mesmo exagerado. Ele diria que nós arianos somos burros, e eu concordaria com todos os dentes mesmo sem saber um pingo sobre astrologia.
E eu o ensinaria a... O que eu poderia ensiná-lo, Sônia? Sinto que tudo que sei é sobre os outros. Que meus ensinamentos resultariam naquela eterna falta do que falar. Que.

Sônia, todo dia você me convence que o céu faz tudo ficar infinito. Bendita seja a arte, que me apresenta a quem nunca vai me conhecer. Bendito seja ele, que a cada dia, insiste em tentar me apresentar a mim.
 Adam Sandler

10 comentários:

  1. eu fiquei ben triste. senti como se fosse um desabafo. obg por ter se aberto. li cada pedaço com muita calma pra poder apreciar. obg por tanto. você é um escritor incrível adam sandler, poderia ler tudo que você escreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Ben! Seu comentário me deixou ben, mas ben feliz! Amei que até pra comentar você usa letras minúsculas: isso que é um escritor fiel ao seu estilo.

      Excluir
  2. Cara, você escreve bem demais!!! Também conheço bem a Sônia... As referencias das músicas foram super bem colocadas e o andamento do texto também está ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais que evitemos, a Sônia sempre chega pra bater um papo. E no final, ele nem sempre é ruim.
      Obrigado!

      Excluir
  3. MEUS DEUS!!! Cara seu texto é brilhante, ele emociona a cada linha e traz uma proximidade construída entre vocês que é tão gostosa de se ler... Mandou muito bem, a escrita é impecável,um milhão de vezes parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Fala sério, que texto genial!!! Tá ficando chato ter que elogiar todos os seus textos, Adam, continue assim. A forma como sua escrita pode nos tocar é incrível, a utilização dos trechos das músicas e a descrição sútil, porém, muito bem colocada ao decorrer do texto faz com que ele apesar de leve seja emocionante.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto muito bom mesmo,gostei da personificação da insônia acrescentou muito ao texto.A forma como vc usou trechos de músicas como referência achei bem interessante e foi bastante inteligente,cria uma aproximidade entre o leitor e o texto.

    ResponderExcluir
  6. A construção do imaginário de uma noite fria e pacata acontecem de forma natural e suas referências da música de Cazuza e da MPB situam o leitor de forma mais aprazível. Ao dar vida a uma abstração como a insônia e brincar com a morfologia a sua própria morfologia você demonstra uma imensa criatividade que é marca registrada de seus textos.

    ResponderExcluir
  7. Esse foi um dos textos mais bem feitos na disciplina até agora! Adam, a habilidade com que você escreve é incrível! Minha parte preferida é a insônia sendo retratada com esse "apelido" carinhoso, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Texto incrível, muito criativo, bem construído e com referências de músicas muito queridas por mim. Parabéns mais uma vez, Adam Sandler!

    ResponderExcluir