quinta-feira, 12 de setembro de 2019


Meu nego

Viu o noticiário?! Vou te contar, hein, neguinho.

Parece que elegeram uns políticos novos aí. O presidente parece que mente nas entrevistas, o governador no currículo. Um tira dinheiro da educação, o outro comemora morte de sequestrador ao vivo. No geral, esse pessoal concorda em muita coisa estranha, mas o que parece bambear mais os não-eleitores é a proximidade com regimes autoritários e fascistas. Terrível, né, preto?

Mas veja bem. Faz pouco que eu estava morrendo, digo, vivendo em uma cidade nova. O lugar onde a xenofobia acontece, o nojo de preto aflora e o neonazismo ressurge. “Poxa, professor, vou ter que sair mais cedo das suas aulas a partir de hoje. É que lá na favela está com toque de recolher, sabe?” Só para complementar o cardápio perfeito para as primeiras doenças da mente aparecerem.

Você não sabe da maior, meu bem. De volta ao Rio, levei meu primo pela primeira vez em um estádio. Conversa vai, conversa vem, me desequilibro perto da linha do trem, coisa pouca. “Pelo amor de deus, não vai morrer! Já basta o meu amigo que morreu de tiro semana passada...” Respiro. 12 anos.

Nego isso, nego aquilo. Mas sabe qual é? É Witzel, é UPP, é operação, é senhor de engenho, é navio negreiro, é camburão. Nego mesmo está vivendo a escravidão até hoje. Enquanto uns querem votar, outros querem viver. Cada um sabe onde o calo aperta mais.

E se você é neguinho, só te peço uma coisa. Não precisa ler o noticiário se não quiser não, estar são da mente e do corpo é a  nossa revolução. E não esquece do RG antes de sair. Se cuida.
Jackie Tequila

8 comentários:

  1. esse texto prende o leitor! muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A linguagem consegue se aproximar do leitor, mas ao mesmo tempo consegue dar profundidade a um diálogo que a priori seria simples, além de compartilhar uma angústia da qual muitos estão protegidos. Ótima crônica!

    ResponderExcluir
  4. Esse texto conseguiu expressar a revolta do coração e ainda fazer com que eu conheça outras realidades. Muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Esse texto conseguiu expressar a revolta do coração e ainda fazer com que eu conheça outras realidades. Muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Esse texto conseguiu expressar a revolta do coração e ainda fazer com que eu conheça outras realidades. Muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Ótima crônica! Expressa perfeitamente todos os sentimentos existentes no coração do autor

    ResponderExcluir
  8. Amo a proximidade retratada neste texto. Desde o primeiro vocativo, que nos remete a uma sensação de afeto e, ao mesmo tempo, nos adianta o tema racial da crônica; até o final, que nos mostra a preocupação, por parte do eu lírico, com o seu nego, e simultaneamente realiza a crítica final, num desfecho genial.
    O texto é amor e raiva.
    Você arrasa, Jack!

    ResponderExcluir