sexta-feira, 20 de setembro de 2019


                                                 Se fosse mimimi
  Já ouvi muitas vezes, até mesmo de mulheres, que feminismo é mimimi. O que não é muito difícil, já que vivemos numa sociedade machista e conservadora que acredita numa mística superioridade masculina né?
  Mas deixa eu te falar uma coisa, se você nunca escutou “onde você vai com essa roupa curta?” até mesmo estando num calor infernal, ou “senta que nem moça” dentro da sua própria casa, provavelmente você é homem ou, improvavelmente, é uma mulher que vive num mundo ideal e desconhecido. Se a ultima opção for a correta favor divulgar endereço.
 Crescer escutando essas frases é brochante, mas quem me dera que esses fossem os maiores desgostos de ser mulher em uma sociedade patriarcal. Afinal, se feminismo é mimimi por que em pleno século XXI ainda temos mulheres morrendo só por serem mulheres? Por que, ainda hoje, mulheres ganham menos que os homens só por serem mulheres?
 Só por serem mulheres... Desculpa, me distraí agora, é que essas perguntas são fatos, e esses fatos me desanimam.
  Escutei por aí que homens se sentem ameaçados por mulheres de sucesso. E sei que é verdade, mas meninos, fiquem calmos! Nosso objetivo não é passar por cima de vocês, é simplesmente atingir a tão sonhada igualdade. Até porque se a gente quisesse se vingar, o juros do machismo seria tão alto que homens nasceriam e morreriam em divida.
  E ainda sou obrigada a escutar que o movimento é mimimi... AFFF
  Eu tava querendo terminar citando aquela música feminista da Rita Lee “não provoque, é cor de rosa choque”, mas aí estaria excluindo uma grande parcela de mulheres que nem gostam de rosa,  vou ficar só com a parte do “não provoque” mesmo.
  Não provoque, não subestime, não atrapalhe o tão necessário movimento feminista.
  Meninas, se hidratem, usem filtro solar, se empoderem... E meninos, o que tenho a ver?
 Brincadeirinha, sei que vocês não nasceram “macho alfa” e “machista”, apenas foram educados para sê-lo. Por isso acredito no potencial de mudança de vocês, até porque a extinção do machismo depende disso também.
 Se feminismo é mimimi, tal expressão deveria ser ressignificada. E então mimimi significaria luta e resistência.
 Gratidão pelos mimimis que fizeram antes de mim, graças a eles hoje posso ter alguns direitos que homens sempre tiveram sem nem precisarem lutar para isso.
 Prometo continuar mimimizando por aí para atingir mais respeito e igualdade. Bora mimizar?
Metamorfose Ambulante

8 comentários:

  1. Ótimo texto! Você conseguiu manter contato direto com o leitor durante o texto, isso me chamou atenção positivamente.

    ResponderExcluir
  2. Você consegue promover um diálogo direto com qualquer leitor. Lembrou-me muito os inícios de Euphoria, suas palavras se encaixariam perfeitamente no começo de algum episódio. Pude ler sua crônica imaginando a voz ácida de Zendaya.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! A escolha por utilizar de uma linguagem atual faz com que o texto flua de uma forma incrível. Parabéns e vamos mimizar por aí.

    ResponderExcluir
  4. Adorei que você verbificou a expressão mimimi. O mundo só está ficando chato para preconceituosos em geral. Que mimimizemos muito mais!

    ResponderExcluir
  5. Ressignificar o mimimi é algo que a gente deveria investir mesmo. Força pra gente. Ótimo texto, mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto,um excelente tema,adorei como vc usa a palavra mimi de forma muito inteligente.O seu texto consegue prender o leitor até fim

    ResponderExcluir
  7. Adoro sua interação com os leitores

    ResponderExcluir
  8. Adorei! A escolha da linguagem foi fundamental e certeira para o estilo do texto... Simples e direta, sem deixar por isso de ser forte. Suas interações com os leitores são muito divertidas e bem colocadas, tornando-se parte essencial da leitura, como em: "Se a ultima opção for a correta favor divulgar endereço.". E o que dizer da correspondência por trás deste trecho? "Escutei por aí que homens se sentem ameaçados por mulheres de sucesso. E sei que é verdade, mas meninos, fiquem calmos!"... Genial! A brincadeira que você fez com os substantivos - que aí tenham talvez se tornado mais como adjetivos - "homens" e "meninos" resume, para mim, de forma muito inteligente e perspicaz, toda a dinâmica de raciocínio do texto. A introdução de algumas frases como esta "Gratidão pelos mimimis que fizeram antes de mim.", também mostraram-se importante ao longo do texto por representar e auxiliar a quebra dessa inversão de valores por outros criada. Por fim, como já dito anteriormente, verbificar o mimimi foi realmente demais! Fechou com chave de ouro! Que a gente mimimize cada vez mais.

    ResponderExcluir