"Porque ele é homem"
A primeira vez que ela foi conhecer a família do namorado foi para almoçar. Todos comeram muito bem, conversaram e riram muito. O pai, a mãe, o irmão e o namorado. Quando a refeição terminou, ela pegou a louça de todos para lavar e se surpreendeu com a frase do cunhado: "Deixa, hoje é a minha vez." Ok, ela pensou que fosse uma gentileza.
Outro dia, em outra reunião com a família, foi a vez do namorado repetir a frase. Ela estranhou, afinal, ela tinha 2 irmãos em casa, mas a única que lavava a louça era ela e a mãe.
Curiosamente, perguntou para o namorado se a mãe os obrigava a lavar a louça, e ele disse: "Não, a gente apenas quer ajudar, ela sempre faz a comida então nos revezamos para limpar." Nesse momento, ela notou o machismo.
Quando o irmão dela saia, ele não tinha hora pra chegar, mas ela tinha que estar 23 em casa. Ela era sempre criticada pelas companhias que escolhia, ele não. Ela tinha que arrumar seu quarto, e ele não. Ele podia ficar o tempo que quisesse com a namorada, ela não.
Então uma vez ela perguntou: "Por que ele pode e eu não?". A resposta foi clássica: "Porque ele é homem!". Mesmo tendo quase a mesma idade, ele tinha direitos que ela não tinha, e a lutra contra o machismo começou ali.
Witch
Ótima crônica! Infelizmente essa é a realidade que muitas de nós enfrentamos no nosso âmbito familiar...
ResponderExcluirAmei a crônica, Witch! Apesar de retratar uma realidade triste e revoltante.
ResponderExcluirA imagem da "ajuda" que o homem dá em casa só transfere a responsabilidade dos afazeres domésticos à mulher, e você retratou isso com perfeição.
Parabéns!
Excelente crônica, conselheiro amoroso (Witch)... infelizmente, essa é a realidade da nossa sociedade.
ResponderExcluir