Carta para o Futuro
Querido Futuro,
O presente não tem sido fácil. 2019 está sendo marcado por inúmeras tragédias que chegam na forma dos quatro elementos… A terra soterrou os trabalhadores em Brumadinho, a água afogou e desabrigou cariocas, o fogo queimou os adolescentes no Ninho do Urubu e está destruindo a Amazônia e pelo ar, o amado Boechat transitava quando sofreu um acidente. O Brasil chora e sente cada vez mais a perda de seus filhos.
Pior do que a ocorrência de todos esses desastres, é saber que mesmo em meio ao caos, as pessoas continuam disseminando o discurso de ódio. Cadê a compaixão? O respeito? A solidariedade? Os sentimentos bons deram lugar ao egoísmo, ao medo e ao totalitarismo. Não sei mais até que ponto vamos suportar. Cadê a famosa luz no fim do túnel?
Democracia. Pra mim, essa é a luz, mas parece que nem todo mundo concorda comigo. Acredita Futuro que uma figura publicou nas redes sociais que as vias democráticas atrapalham o crescimento e a transformação do país? Parece até piada né?! Mas a coisa tá assim, indo de mal a pior. A moda agora é governar para rico, não reajustar salário mínimo, deixar os índios a mercê, chamar estudante de idiota, acusar universidades de cometerem balbúrdia, fazer campanha com fake news e muito mais.
Meu desejo é que você, futuro, siga por caminhos diferentes. Que a sua sociedade defenda os direitos de todos os cidadãos. Acredite e incentive a educação pública. Sinta menos ódio e mais respeito. Tenha liberdade. Espero que quando você olhar para trás, você possa dizer, feliz, que mesmo em meio a tantas cinzas, o Brasil deu a volta por cima e pode sorrir de novo. A luz no fim do túnel apareceu. Democracia de verdade.
Alice Gold
interessante a idéia da carta. inovador. gostei muito do texto
ResponderExcluirUma carta que todos desejamos que seja entregue, e atendida. Bom texto.
ResponderExcluirEssa suposta carta para o futuro lembrou um pouco a ideia de uma cápsula do tempo que muitas vezes é escrita por alunos de primário. Adorei a comparação aos quatros elementos que situam muito bem o leitor brasileiro ao contexto caótico atual, contudo acredito que a repetição de perguntas para o "Futuro" seja uma estratégia um pouco preguiçosa, pois torna o texto um pouco clichê e redundante. Ainda assim a sacada de escrever para um tempo posterior na esperança de algo melhor foi ótima.
ResponderExcluirAlice, adorei a ideia da carta e o seu desabafo foi bem profundo! Bom texto!
ResponderExcluir