Qual o ângulo?
Me olhou
ávido e engoliu um seco. Se sua garganta arranhou eu não sei dizer, mas, logo depois,
abriu um sorriso quadrado. Acho que foi uma tentativa de um meia lua.
“O que foi?”
“Nada, vou
tomar um chá” e sorriu.
O chá durou
um mês.
Parecia uma
brincadeira casual: de vez em nunca aparecia. Sorria em angulações
imprevisíveis. Tomava outro chá.
Entrei no
jogo.
Na
segunda-feira o coloquei numa saia justa e pude ver todos os seus músculos da
face se contraindo, acabou formando um sorriso entre 90 e 180 graus. Percebi
que sua pele negra rapidamente ficou avermelhada. O riso me pareceu outra tentativa
falha de meia lua.
Anotado:
Sorriso 90°=
nervosismo ou vergonha.
Estava
ansiosa pra vê-lo, mas passou
um mês tomando chá.
Apareceu
como quem chega no dia seguinte, fiz piada com sua blusa vermelha dos Incríveis. Ele me lançou um sorriso e arfou depois da gargalhada: “aiai...”.
Definitivamente, 180°.
Recapitulando:
Sorriso 90°=
nervosismo ou vergonha;
Sorriso
180°= alegria.
Que menino
engraçado, sorri por tudo. Aliás, ele parou de tomar chá de sumiço e descobri
outro sorriso: um de canto de boca. É que
agora ele vem nas aulas e, de vez em quando, os nossos olhares se cruzam por
aí. E é quando surge esse sorriso tímido, quase inexistente e simpático.
Fim de
partida.
Desceu Quadrado
Ao contrário do seu pseudônimo, a sua crônica não desceu nada quadrada. Parece se tratar de uma pessoa próxima a você, ou de alguém que você goste muito e não costuma aparecer nas aulas. O que me leva a pensar que é uma pessoa da faculdade. Achei ótimo o trocadilho com o "chá". Nos primeiros parágrafos, a palavra cria uma certa curiosidade, já que ainda não sabemos que se trata de um "chá de sumiço". Isso por si só já afasta a monotonia do texto. Mas a ideia de descrever a pessoa através dos ângulos de seus sorrisos e definir um significado para cada um deles é sensacional! Ao mesmo tempo que parece improvável, é totalmente possível. É algo que de fato conseguimos estabelecer com alguém que gostamos e convivemos muito. Embora não saiba com certeza de quem você está falando, e aparentemente, não optou por uma pessoa famosa, sua crônica proporciona elementos que muitos leitores podem identificar e usar com pessoas de suas próprias vidas. Um ótimo texto! Parabéns! :)
ResponderExcluirP.J é uma honra tê-lo aqui. Muito obrigada pelos elogios, é muito gratificante terminar um texto e ver esse feedback. Bom saber que todos os elementos utilizados cumpriram seu papel, estava com medo da ideia do chá, confesso.
ExcluirLi o texto duas vezes não só por ter adorado a cronica e sua escrita, mas também por desconfiar de quem seja. Amei as analogias, aposto que ele se sentiria lisonjeado com sua descrição. Muito bom!!
ResponderExcluirSerá?? Hahaha, muito obrigada :)
ExcluirÉ de uma sensibilidade indescritível esse texto. Parabéns! Como P.J. já bem disse o trocadilho com o "chá" foi uma bela forma de dinamizar e atrair nossos olhares curiosos para o texto.
ResponderExcluirObrigadaa! Fico muito feliz lendo esses comentários!
ExcluirGostei da construção do texto, só que é impossível para quem não é do seu círculo de amigos, adivinhar de quem se trata.
ResponderExcluirOi Emma, obrigada pela crítica! Na verdade, achei que algumas características da pessoa retratadas no texto fossem ser comuns a todos. Estava até com medo de ficar muito explícito, fico aliviada que não, mas uma pena que ficou tão restrita :|
ExcluirO texto ficou muito bom,de uma sutileza invejável.Vc descreve a pessoa de forma carinhosa,fazendo com que o leitor simpatize com texto.Gostei bastante a brincadeira do "vou tomar um chá"fazendo referência a chá de sumiço e o sorriso com ângulos matemáticos funciona muito bem e foi bastante criativo.As referência ficaram muito boa e aparecem de forma bem fluida no texto.Concordo com Emma algumas pessoas por não estar no circulo de amigos podem ter alguma dificuldade para identificar a pessoa.
ResponderExcluirObrigada Harry! Muito obrigadoo pelos elogios e críticas.
ExcluirO modo como voce descreve os sorrisos dele com angulações cria um ambiente em que o leitor se interessa cada vez mais pelo texto. A brincadeira com o chá foi un belo cartão de boas vindas para esse belíssimo texto. Com certeza a pessoa deve ter amado o modo como foi descrita
ResponderExcluirObrigado! Fico feliz que gostou e espero que elx também.
ResponderExcluirPrimeiramente queria lhe perguntar se o "sorriso quadrado" no início do texto foi proposital mesmo? Achei genial!! Gostei do texto e de sua estruturação,me senti preso,ótimo sinal!
ResponderExcluirVocê fez uma ambientação perfeita com seu texto e adorei a referência ao "sorriso quadrado"
ResponderExcluir