sexta-feira, 13 de abril de 2018

A Ignorância é uma benção

Eu queria estar feliz. Queria estar vendo o Lula ser preso e soltar fogos, queria ter como herói nacional o juiz Sérgio Mouro. Queria poder deitar minha cabeça no travesseiro sentindo que a justiça está sendo feita, que o Brasil irá melhorar agora, que todos os corruptos cairão. Mas, infelizmente, fui amaldiçoado com uma coisa chamada pensamento crítico.

Escândalos de corrupção, dinheiro sumindo, pensamentos que deveriam estar extintos voltando, golpe atrás de golpe. Qualquer um entendido um pouco da situação que o Brasil está vivendo está no mínimo assustado. Fazemos reuniões, atos em protesto, pensamos em maneiras de melhorar esse estado crítico que o país se encontra para podermos fugir desse medo iminente do futuro. Não são todos que conseguem fazer uma análise do que realmente está acontecendo, quem tem a sorte de ser ignorante consegue ver o lado bom disso tudo. "Ah, Marielle foi morta porque defendia bandido, acontece", "O Lula foi preso porque nossa justiça tá funcionando!", "Agora os outros corruptos serão presos, você vai ver!". São pessoas com esses tipos de pensamentos que conseguem dormir bem, que conseguem ver um futuro bom, que acham que estão certos e ponto final. Enquanto cada vez mais eles se sentem brasileiros, eu me sinto menos.

Me sinto deslocado e fora do lugar cada vez que abro uma rede social e vejo o que as pessoas pensam sobre os acontecimentos, o que elas esperam que aconteça com quem é diferente delas, tendo a audácia de se dizerem patriotas, pessoas que batem panelas por um Brasil melhor enquanto negam assinar a carteira da babá, entre outros absurdos que estão no cotidiano deles. Não é possível que tão pouca gente veja o que eu vejo na ideia de ser brasileiro nos dias atuais, onde candidatos à presidência que pregam discursos de ódio e segregação são aclamados pelo público. Pasmem, em pleno 2018, batendo continência à bandeira do Brasil pregando isso. Puro facismo camuflado de "Sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor"

O brasileiro, sempre o malando, sempre o feliz e ignorante, cada vez mais caracterizado nisso. Enquanto os malandros roubam, os ignorantes sorriem vestindo verde e amarelo.
E eu? Bem, não fui abençoado com essa ignorância, a minha maldição é me sentir cada vez mais afastado, cada vez mais ignorado pelo resto. Cada vez mais como o nome que escolhi para o pseudônimo. Eu não sou ninguém.

Por Ninguém.

4 comentários:

  1. Quando li sua introdução, confesso que pensei: não é possível que essa crônica conseguirá terminar tão bem quanto começou. Fico feliz de estar errada. Do começo ao fim você conseguiu manter um nível alto. A crônica está absurdamente boa, com muitas frases marcantes. Meus parabéns, mandou muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Eu só consigo colocar a mão na cabeça e balança-la negativamente, completamente INCRÉDULA! Que crônica!!!
    Tem alguns errinhos de digitação, mas isso foi sensacional.

    ResponderExcluir
  3. Sua crônica relata o que muitos brasileiros sentem nesse momento. Achei ela muito boa e demonstrou com muita clareza seus pensamentos sem deixar de mencionar a situação do Brasil. Entre tantas frases marcantes nesse texto tenho que ressaltar esta: "Enquanto os malandros roubam, os ignorantes sorriem vestindo verde e amarelo."gostei bastante dela!Parabéns pela ótima crônica!!

    ResponderExcluir
  4. Ameiii essa crônica! Você conseguiu traduzir em palavras o sentimento de muitas pessoas perfeitamente. E achei a sacada das duas últimas frases, em que você relaciona seu pseudônimo com a situação atual, muito inteligente!

    ResponderExcluir