sexta-feira, 6 de abril de 2018

Degradê de laranja e azul




Eu quase nunca vejo o sol se pôr. Vivemos em um mundo mecânico, saio de casa às sete, chego no trabalho às oito e saio às quatro. Todo dia, de novo. Moro no vigésimo sexto andar de um prédio, chego em casa, faço um café, vou para a varanda e fico lá até anoitecer, mas não, eu não vejo o sol se pôr.

Queria ter uma visão ampla do horizonte, ver o céu ficar em tons de lilás e rosa até o laranja mais escuro em um lindo degradê com o azul, mas meu horizonte é recortado pelas formas retangulares dos altos prédios de São Paulo.

Às vezes eu vejo o casal do trigésimo andar do prédio da frente jantar, eles nunca se olham diretamente. Já vi crianças sendo concebidas no prédio da esquerda. Já vi o início do relacionamento até as brigas do divórcio de um casal da sacada do prédio azul. Eu acompanhei o crescimento de uma criança no prédio da direita e agora ela até faz balé. Eu via todos os dias pai e filha tomarem café na sacada e agora que o pai se foi a filha não sai mais nos fins de tarde.

Eu pensei em colocar uma rede aqui na varanda, mas eu gosto de ver a vida sentindo o chão gelado.

Eu quase nunca vejo o sol se pôr e por muito tempo me senti desprivilegiado de não ter a visão perfeita de um horizonte em um degradê de laranja e azul, mas eu vejo o sol se pôr recortado por retângulos de concreto e tijolos, e vejo a vida acontecer enquanto os tons do crepúsculo fazem um lindo plano de fundo para uma criança de sete anos dançando com uma saia de tule rosa.

Por Rodrigo M. S.

*Imagem retirada da internet 

13 comentários:

  1. gostei muito da sua visão, a descrição foi emocionante

    ResponderExcluir
  2. Eu estou muito encantada por esse texto e por essa reflexão. Isso ficou incrível, de verdade. <3

    ResponderExcluir
  3. Nós decidimos o que é o pôr do sol. Amei demais!!

    ResponderExcluir
  4. Você conseguiu captar o lado bom do problema!a descrição foi incrível, conseguiu me prender do início ao fim. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. a pegada 100% reflexão que temos no dia a dia me fez adorar sua crônica

    ResponderExcluir
  6. Me lembrou Janela Indiscreta do Hitchcock. Não preciso falar mais nada. Genial!

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei nem o que dizer, só sentir. Crônica incrível e bem escrita!!

    ResponderExcluir
  8. Que nós todos os dias vejamos a melhor versão de nosso pôr do sol.

    ResponderExcluir