sexta-feira, 13 de abril de 2018

Em branco

Lula preso amanhã? Lula ladrão, roubou meu coração? Essas parecem ser as principais perguntas de um brasileiro atualmente. Mas esperar o que de uma nação que chama técnicos de futebol de professores e professores de tios. Tudo acaba voltado pro flamengo x vasco ou o "nós contra eles", até nas decisões que deveriam mudar o rumo da nação como um tudo, parecemos torcer pro nosso "lado".

Vivemos tempos de disputas descabidas, por coisas que deveríamos chegar a um consenso. No maniqueismo brasileiro, todos se acham os novos jedis e os outros, com certeza são os siths. Todos estão certos e, aparentemente, isso é muito claro, mas o outro lado, o lado do mal, só quer ver o país afundar. Ah, mas ainda bem que sou esclarecido e posso provar que estou certo, disse basicamente qualquer brasileiro.

No mundo pós-primeira guerra, parecemos estar sempre em um jogo de perguntas e respostas, com apenas duas opções, ou você é nazista, ou é aliado. Ou você é comunista, ou é capitalista. Hoje, no Brasil, ou você é coxinha, ou é petralha e todos parecem esquecer de um simples fato, você, provavelmente, é brasileiro.

Toda a situação do ex-presidente foi um jeito de ampliar essa discussão. Enquanto uns comemoravam uma condenação sem nenhuma prova concreta, outros comparavam o brother do Marcelo Odebrecht à Dalai Lama, ou Jesus Cristo. Tudo o que aconteceu me deixou quase triste, quase, porque eu já esperava que tudo isso poderia acontecer. Desde de quando "estancamos a sangria", era fácil de imaginar coisas do tipo.

Então, a única coisa que me resta a escrever, é uma paráfrase, ou melhor, duas. Como meu colega cronista já disse, aqui mesmo nesse blog, tudo é tédio. E como Renato Russo diria, tédio com um T bem grande pra você, porque é a única coisa que eu consigo demonstrar agora.

Infelizmente, por Shark Duck 15.

3 comentários:

  1. Meu Deus, que texto sensacional. As referências pop e históricas. Fora essa paráfrase muito bem utilizada. Está de parabéns Shark!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o fato de você evidenciar os, praticamente únicos, lados existentes citando star wars e as paráfrases foram ótimas, conversaram com o texto. sua assinatura encerrou seu texto de forma ótima. Ficou ótimo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas referências, principalmente a de Star Wars, que coube perfeitamente na situação em que nos encaixamos. Na minha opinião, o "infelizmente" no final do texto definiu a todos nós que escrevemos as crônicas, ao pensar mais a fundo a situação do nosso país. Perfeito!

    ResponderExcluir