sexta-feira, 13 de abril de 2018

Carro sem freio

Quem nasce no topo de uma ladeira íngreme, como eu, pensa que sabe de tudo só por ter a vista do alto. Mas não sabia que a tinha até perdê-la bruscamente ano passado. Essa visão limitada da minha realidade e de meu mundo fechava minha cabeça, e isso, diferente do que possam pensar, foi muito bom. E eu explico o porquê.

Não ter a consciência de que se está inserido em um meio social que não te quer lá e vai acabar com você em um instante se precisar, não é o algo que ouvimos quando jovens, certo? Pois é, passar esses anos em “paz” com tudo e se preocupar apenas com qual brinquedo levar para a escola na sexta-feira realmente não era algo ruim. Infelizmente não consegui permanecer assim.

VOCÊ! ISSO MESMO, VOCÊ! Isso é tudo culpa sua. Se não fosse por você por você, eu ainda acharia que um presidente atacar a Síria com pretexto de paz era algo bom para a saúde mundial. Se não fosse por você eu ainda pensaria que Marielle sendo morta seria apenas uma fatalidade da violência urbana. Se não fosse por você eu ainda estaria em casa vendo a Globo com a minha mãe e pensando no quão bom era ter um ex-presidente sendo preso;

Quero que saiba que tento ver o máximo possível agora e mantenho minha mente sempre alerta e esperta para tudo que aparece em meu caminho, sejam ovos, bolinhas de papel, ou até tiros. Meu carro, que descubro estar sem freios, está descendo aquela ladeira com rapidez. Nesse momento, o medo, a insegurança e a angústia se tornam minhas passageiras fixas. Nesse momento, sinto que nunca mais serei o mesmo.

Não consigo mais ler mais uma notícia que mostra mais e mais moradores de rua morrendo de fome, frio e negligência e achar que é culpa deles, que escolheram viver no mau caminho. Ler um livro, ver uma foto ou até mesmo ouvir uma frase sendo dita da boca de um político é visto por mim com olhos diferentes. Chego então na metade da ladeira e agora percebo que meu país está doente. Doente de ignorância, de poluição, de intolerância, de medo, de ódio.

Não sei muito bem o que deveria sentir, até mesmo como deveria agir diante desse turbilhão de coisas e problemas que estão acontecendo, não só no cenário político do país, mas também em relação a minha mente. Mas sei que, não tenho opção a não ser continuar nesse carro desgovernado esperando por um muro duro e frio de mudança.

Hoje entendo porque você cortou meus freios, e por isso, só tenho a te agradecer.

Por Aurora Munds.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou apaixonada, o que foi essa construção de narrativa? Incrível.
      Eu AMEI a última frase e vou defendê-la.

      Excluir
  2. Você foi desmembrando muito bem sua ideia ao longo do texto! Amei! O desfecho está sensacional. Gostaria de dar destaque também ao 3 parágrafo, onde você deixa claro sua indignação por não estar "cego". Achei muito legal porque, de fato, continuar cego é bem mais fácil. Parabéns por tudo!

    ResponderExcluir