sexta-feira, 13 de abril de 2018

Salve! Salve o Brasil!

"Ó minha pátria amada, idolatrada". Ao levarmos essas palavras ao pé da letra, às vezes não dá nem para lembrar que estamos falando do Hino Nacional Brasileiro. Nos últimos tempos, já até nos acostumamos a ligar a televisão para assistir a notícias de desgraças ou de corrupção. Se antes nós nos assustávamos com certos acontecimentos, hoje estamos anestesiados com a tamanha recorrência e tratamos os assuntos mais absurdos com certa conformidade, naquele pensamento de "é só mais um".

Brasil, um sonho intenso de uma terra abençoada, que tinha tudo para dar certo. Gigante pela própria natureza, possuímos inúmeras culturas em um só país, localizado no centro de uma placa tectônica, com chances quase impossíveis de sofrermos com grandes catástrofes naturais, como terremotos ou tsunamis. Em compensação, sofremos com governantes que nos proporcionam outros tipos de catástrofes, como na saúde, educação e em outras áreas públicas do nosso povo.

Enquanto isso, ainda vemos os brasileiros se dividindo entre direita e esquerda, propagando o ódio, terminando amizades e discutindo por opiniões contrárias, mas que deveriam sempre desejar um propósito final: todos os cidadãos com acesso aos seus direitos. Um povo heroico, mas que por muitas vezes também peca na forma em que vai brigar por seus direitos.

O que nosso povo mais deve ter em mente, é que nossas decepções não são causadas por uma figura específica de lado A ou lado B. Foi um conjunto de ações, de diversos políticos, que nos deixaram nessa situação em que estamos inseridos. Mais do que nunca, é a hora de nos unirmos, brancos e negros, os de esquerda e de direita, os jovens e os adultos, e lutar por um país mais igualitário, onde pessoas não percam a vida em portas de hospitais fechados.

E que o Brasil volte a ser um país em que o amor e a esperança à terra desce.

Por Frozen Elsa.

5 comentários:

  1. Relacionar com o hino nacional foi uma ótima ideia, ao meu ver! Eu gostei muito quando, na introdução, você disse: "Se antes nós nos assustávamos com certos acontecimentos, hoje estamos anestesiados com a tamanha recorrência e tratamos os assuntos mais absurdos com certa conformidade, naquele pensamento de "é só mais um". Mostrou uma reflexao SUPER fundamental e válida. Parabéns pela crônica!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a construção baseada no hino nacional, foi bastante inteligente e a última frase realmente finalizou com chave de ouro.

    ResponderExcluir
  3. gostei da sutil comparação de catástrofes naturais com as políticas, foi um ponto muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Gostei como começou e voltou no mesmo ponto falando sobre o Hino Nacional, gostei também que trouxe elementos da geografia para seu texto falando sobre placas tectônicas e além disso gostei do seu texto por ser coerente e analisar a situação do país por um lado realista mas também por um lado de esperança.

    ResponderExcluir
  5. A relação do texto com o hino foi super coerente, criativa e bem escrita!

    ResponderExcluir