sexta-feira, 20 de abril de 2018

O som não se propaga no vácuo

Ei! Tem alguém aí?

Ao longe ouço murmúrios. Alguns se cumprimentam. Outros riem de algo que não consigo entender. Olho ao meu redor, mas não vejo ninguém. São apenas vozes.

Tento gritar. Minha voz ecoa e retorna aos meus próprios ouvidos como se eu estivesse confinado em uma redoma. Preso em mim mesmo. Quem me colocou aqui?

Por favor, me notem! De repente, os seus olhos cruzam os meus e, esperançoso, aguardo que me notem. Mas não. Não existo.

Eu tentei. Eu juro que tentei. Mas minhas perguntas parecem retóricas que nada dizem.

Resolvo me levantar. Ao meu lado, encontro outros tantos desesperados, cada qual em seu mundo, gritando em vão. Nossos rostos parecem dizer o que nossas vozes tentaram, sem sucesso.

Somos invisíveis, mas esperamos pelo dia em que nossa angústia terá vez. Qual a menor distância entre universos opostos?

Não sei. Mas no caminho tem um vácuo.

Tem um vácuo no caminho.

Por Peripatético Peri.

6 comentários:

  1. aplaudindo de pé! peri tu ganhou meu coração essa semana junto com São Valentim. QUE TEXTO SIMPLES E BOM. SEM CRÍTICAS PRA ESSA MARAVILHA

    ResponderExcluir
  2. FODA. Amo escrita simples e certeira. Quero ser seu amigo, Peri.

    ResponderExcluir
  3. "Mas no caminho tem um vácuo.

    Tem um vácuo no caminho." AAAA RELAÇÃO COM "NO CAMINHO TINHA UMA PEDRA. TINHA UMA PEDRA NO CAMINHO". EU AMEI! Simplesmente amei. Crônica simples, porém muito profunda! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Interessante do começo ao fim. Seu título foi um dos motivos que me fez querer ler seu texto. Sua temática sem um dialogismo não foi contra o tema da crônica, foi suscitou uma reflexão justamente por ela não existir atualmente.
    Suas analogias e forma de conversar com o leitor foram muito interessantes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Crônica realmente sensacional! Parabéns. Você foi muito criativo na criação desse cenário de bolhas, eu imagino, no título e nas relações ao longo do texto. Parabéns!

    - Desproporção Sentimental

    ResponderExcluir