sexta-feira, 6 de abril de 2018

Mais um pôr do sol

Aqui sentada nessas mini agulhinhas verdes que espetam meu bumbum e em cima de uma canga, com as pernas dobradas e o rosto em cima dos joelhos ,como quem vai chorar, e as mãos em cima da cabeça me escondendo do calor e luminosidade do sol, começo a relembrar momentos em que estive nesta mesma posição e que foram de intensa tristeza. Respiro calmamente, evito reviver aquelas sensações e o suor frio começa a gelar minhas mãos.

Então, levanto a cabeça e observo ao meu redor algumas pessoas aparentemente tão solitárias como eu e algumas com seus pares , sortudas ou iludidas, vivendo um romance de novela das 6. Prefiro não ficar encarando as pessoas e volto meu olhar para o cenário dessa tarde ensolarada . Na minha frente, ali embaixo na quebrada, olho o mar e sua água quase estática. Rapidamente pego em meu bolso o celular, olho as horas e guardo novamente.

- Que horas são mesmo???Caramba, Esqueci! ( risos)

Pego o celular novamente e vejo que já são 17:46. Olho reto e assisto a estrela maior ,que de tanto se expor, nomeamos ela Sol.Vejo ela lá longe, onde minhas mãos não alcançam e meus pés não chegam, onde sei que é outra realidade. Realidade essa que reflete aqui tão longe, a água com um pouco de inveja e ambição ,como um espelho, imita aquela estrela até com uns tons bem próximos ao que aquela estrela ressoa e assim se passam os minutos.

Como os últimos instantes de um filme maravilhoso, vem a melhor cena e tudo se torna alaranjado; as nuvens, as águas e até os pássaros que voam finalizando aquele belo show de arte natural. Que fantástico esses momentos , mas para a grande maioria das pessoas passa desapercebido e quase invisível porque nesse instante estamos preocupados com o horário da janta, com o ônibus que não queremos perder, atentos ao professor em uma sala de aula fria e pálida.

Quantos espetáculos para ver, quantas cores e formas ao alcance do nosso olhar, porém voltamos nossa atenção somente para o que , no final, só trás mais ansiedade e solidão como a tela de um celular. Entretanto, o pôr do sol revela mais que isso, ele demonstra o fim de um ciclo, uma breve parada, um descanso, representa o fim de um dia e a esperança de outro que está por vir e outra possibilidade de vislumbrar essa  ilustre exibição da natureza .

Por Lívia Calvant.

2 comentários:

  1. Acho que faltou uma revisão mais atenciosa e correção de alguns espaços desnecessários. Mas fora isso, eu senti completamente a mensagem passada e é a pura verdade.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto apresenta problemas com espaçamento em vários locais. Dois deles ocorrem no último parágrafo em: "o que , no final, só trás", onde há um espaçamento totalmente desnecessário entre o "o que" e a vírgula. Outro exemplo, também no último parágrafo se encontra em: "essa ilustre exibição da natureza ." Neste, há um espaçamento a mais entre "essa" e "ilustre", além de outro afastamento impróprio entre "natureza" e ponto final. E, enquanto há espaço demais em vários locais da crônica, observa-se também que falta espaçamento entre o ponto final e "Vejo" na frase: "...nomeamos ela Sol.Vejo ela lá...". Parece supérfluo, mas são erros que vem se repetindo desde as suas crônicas passadas. Por isso, sugiro uma revisão mais atenciosa da próxima vez! Apesar de tudo, a ideia central da crônica está boa e foi passada de maneira clara ao leitor. Parabéns Lívia!

    ResponderExcluir