sexta-feira, 20 de abril de 2018

Boa intenção pela boa intenção

A boa intenção é sem dúvida um dos conceitos mais complicados da história do universo. Deve ser também um dos conceitos mais alterados conforme o tempo. Por ser abstrato, mas também por ser difícil de lidar. Afinal, bem intencionado somos nós. Ele e aquele são opostos, logo, o mau caratismo os domina, certo?

O passar dos séculos faz pautas mudarem. E aquilo que hoje é absurdo, antigamente aceito. E pode apostar, na época tava todo mundo bem intencionado.

Mas se pautas mudaram, o que não mudou foi o ato de descartar a opinião contrária.

Debate nunca existiu. O que sempre existiu foi a necessidade de se auto proclamar como o lado correto da história. A todo tempo, em nome da boa intenção.

Benditos sejam aqueles que dão o braço a torcer, mesmo que de maneira oculta. Já é um ato nobre. Até porque, reconhecer que mudou sua percepção durante uma discussão é humanamente impossível. É mais fácil sustentar uma tese ATÉ O FINAL apenas por considerar mudar de opinião uma atitude pequena.

Querendo ou não, é algo que nunca vai mudar. Verdade absoluta pela verdade absoluta. Discussão pela discussão. Boa intenção pela boa intenção.

Por Almirante João Cândido.

3 comentários:

  1. que reflexão interessante cara! muito boa mesmo! mas senti falta de exemplos práticos no 4º parágrafo, com eles teria sido 10/10

    ResponderExcluir
  2. Caramba, que reflexão! Achei original demais. Gostei muito desse parágrafo: "Debate nunca existiu. O que sempre existiu foi a necessidade de se auto proclamar como o lado correto da história. A todo tempo, em nome da boa intenção." Me fez refletir muito sobre os supostos salvadores da pátria que querem nos impor vários absurdos. Parabéns pela crônica!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do fato de não ter abordado um assunto exclusivo pra debater sobre e ter meio que incluso todos os assuntos possíveis a partir do tema "intolerância", um diferencial em relação aos outros textos.
    Porém, acho que enriqueceria o texto inserir exemplos no cenário criado.
    Fora isso, parabéns!

    ResponderExcluir