quinta-feira, 22 de outubro de 2020

É fácil falar

Se uma boa oportunidade surge, o que você faz? Aceita, óbvio! Você não sabe se vai dar certo até tentar, é o que todos dizem.


É fácil falar…


Mas se uma boa oportunidade aparece para mim? “Vai dar errado”, é a primeira coisa que me vem à cabeça. Posso tentar, me dedicar, me esforçar, mas nada é o suficiente quando não se tem plena confiança si. 


Quantas vezes chorei antes de provas importantes com medo de falhar, quantas vezes senti o ar do meu peito se esvair ao receber propostas de empregos. Qualquer coisa nova por mais que boa que seja me faz entrar em pânico, a ansiedade cresce e me faz desaprender como respirar, ao ponto de querer só ficar na cama deitado para me proteger dessa minha própria incapacidade. 


“Vai dar errado!”

“É perda de tempo!”

“Não vou conseguir!”


No final tudo se resume em, para que tentar quando sei o resultado?


O medo do futuro, do incontrolável, de mudanças… São coisas que eu preciso saber manter sob controle para não me deixar vencer pelo subconsciente autodestrutivo. Ninguém tem bola de cristal para prever o futuro, então preciso parar de ter tanto medo.


Mas, é fácil falar….


                                                                               O Pica-Pau Biruta.


12 comentários:

  1. "mais que boa que seja" não seria melhor "por melhor que seja"?
    "confiança si." faltou uma preposição.
    pelo fato da dificuldade do tema, acabou caindo no senso comum, mas isso é compreensível! Continua se esforçando e atente aos pequenos detalhes do texto, lembre-se que a faculdade é um treino pra vida profissional, vc não deixaria de revisar esse texto antes dele ser impresso, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente é fácil falar, mas o medo nos trava muito! O texto em si achei um pouco raso, poderia ter tornado ele mais literário, pois o formato se assemelhou a, por exemplo, uma mensagem ou tweet. Minha crítica é só para a forma, o conteúdo está ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Achei meio vago, mas gostei do texto. Parece mais uma reflexão ampla do que algo pessoal e específico.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto, mas acho que poderia ter aprofundado um pouco mais as ideias, ficou raso. Como o Cara de pescoço falou, se atente aos pequenos detalhes do texto, a revisão pode ajudar nisso.

    ResponderExcluir
  5. Um bom texto ao meu ver, mas como foi citado acima, acho que poderia ter desenvolvido mais sobre sua relação com essa autossabotagem, talvez com uma situação específica pra exemplificar, não sei.

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei se vejo tanta necessídade de aprofundamento no tema em questão, pelo menos em mim, esse tipo de relato mais simples atinge muito e você conseguiu me atingir. Você é incrível e pode fazer tudo o que quiser, todos nós temos esse medo mas vamos passar por cima dele ! Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Boa descrição de como a insegurança e o medo de errar nos apavora e paralisa, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Com certeza são situações dificeis e todos nós já passamos por ela uma vez ou outra. Sempre olhe para trás e veja o que você conseguiu e veja o quanto você ainda consegue!

    ResponderExcluir
  9. O conteúdo é super importante, apenas atentaria para uma maior atenção na revisão final do texto. Alguns errinhos teriam sido evitados com uma revisão mais atenta.
    Fora isso, não achei o texto raso. Realmente é um estilo narrativo que consegue de certa forma me atingir.

    ResponderExcluir
  10. Assim como a Joana falou, não achei o texto raso. Só porque não há exemplos e situações para ilustrar não tira o fato de que a mensagem foi bem passada e provoca reflexão no leitor. Realmente faltou uma revisão mais aprofundada mas é compreensível, inclusive é um momento que acabo pecando também.

    ResponderExcluir
  11. Acho que poderia ter desenvolvido mais, poderia ter brincado mais com sua escrita e o texto teria ficado mais interessante. Mas gostei do texto, foi direto, sincero e se adequou bastante ao tema.

    ResponderExcluir
  12. Tenho muito esse sentimento também, de que tudo vai dar errado, infelizmente. Curti o texto, mas acho que poderia ter desenvolvido mais, ficou meio vago.

    ResponderExcluir