sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Laudo Médico: Anomia

 O Brasil…. Bem, como devo avaliá-lo? Parece que aos poucos perde o seu brilho verde-amarelo, o qual para muitos deveria ser símbolo de orgulho. Qual o quadro do Brasil? Falta de perspectiva, sentimento pessimista, aumento da barbárie, apatia…. 


Meu diagnóstico é anomia social!


Isso não sou só eu que estou dizendo, pode consultar outros analistas, cujo estudo foi o mesmo ou até observar ao seu redor com um olhar mais minucioso. O Brasil parece à beira da insanidade.


Por isso recorro ao meu velho amigo Émile Durkheim, o conceito da anomia foi teorizado em seus livros “Da divisão do trabalho social” e “O suicídio”, nos quais ele define o termo como uma condição em que as normas sociais e morais são confundidas, pouco esclarecidas, enfraquecidas ou simplesmente ausentes, consequentemente isso debilita a coesão social. Também ocorre a perda de capacidade da própria sociedade em regular o comportamento daqueles que a compõe, o que pode levar a fenômenos extremos. 


O Brasil se encaixa bem nisso, são recorrentes as notícias de selvageria, como o feminicídio, racismo, LGBTfobia, violência policial, tentativas de justiças com as próprias mãos dos ditos cidadãos de bem…. Seria possível fazer uma longa lista de barbáries que infectam o Brasil.


As causas podem vir das mudanças sociais bruscas e repentinas, crises econômicas ou políticas, ainda é possível incluir uma pandemia. Dessa forma, as consequências surgem e formam uma sociedade pessimista, enfurecida, polarizada e incapaz de perceber profundamente a origem desses problemas. 


Há possibilidade desse processo ser superado com uma vacina de definição de novas regras para reorganizar e reforçar a coesão social pelos chefes de Estado. Talvez essa vacina seja efetiva, mas como aplicá-la quando o presidente prefere Cloroquina?


                                                                                                       O Pica-Pau Biruta.


11 comentários:

  1. Cumpriu a missão mais difícil, que para mim, era manter o texto nesse formato de crônica mesmo passando informações como foi proposto. Parabéns, ficou muito bom !

    ResponderExcluir
  2. Confesso que gostei do desfecho. Não foi aquele texto que me prendeu 100%, mas a tirada com a cara do presidente foi justa e necessária.

    ResponderExcluir
  3. Entendi a critica, mas so acho que poderia usar referencias mais recentes, nao acho que durkheim teria respostas para problemas tao atuais como os exemplificados

    ResponderExcluir
  4. "Há possibilidade desse processo ser superado com uma vacina de definição de novas regras para reorganizar e reforçar a coesão social pelos chefes de Estado" não se se consigo concordar muito :( Acho que regras são limitantes. Para mim, no entanto, essa solução viria em acordos sociais de respeito uns com os outros. Mas a crônica ficou muito bem construída. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Referência cirúrgica, e texto muito bem estruturado. Sinto que estamos apáticos como nação, e é bom ver que ainda existem pessoas que não normalizaram isso, que a vacina venha curando também essa anomia social.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Mas fico me perguntando se o Brasil um dia já foi um território livre de anomia com séculos de escravidão, 7 constituições e extrema desigualdade social e racial.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a construção argumentativa. Acredito que mesmo com referências não tão recentes, Durkheim ainda é fundamental para pensarmos a Anomia que nos ronda. Texto muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do texto e da argumentação utilizada, só não me prendeu muito na leitura mas no geral é bom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Muito me revolta ver o Brasil nesse estado. Gostei bastante do seu texto, acho que conseguiu articular bem com a referência escolhida. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Faltou explicar o que é anomia, o texto não ficou claro. A suposição de que todos os leitores devem saber compromete o conteúdo do texto, quanto mais claro melhor. Quanto a distribuição do texto ficou ótimo.

    ResponderExcluir