sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Spoiler

    Talvez você não seja fã de spoilers, mas este eu vou ter que dar.Ou talvez você seja aquela pessoa que detesta surpresas. Enfim, nessa história, você não pode ser imparcial. Afinal, o enredo ainda pode se modificar.
    Você deve estar se perguntando de que história eu estou falando. Então, vou dar um spoiler: você está nela. Infelizmente, você, humano, se auto elegeu como protagonista, de uma história em que o papel principal pertencia a outro: à Terra.
    Você está tão preocupado com o seu futuro, que se esquece do futuro do planeta. Não te culpo. Aliás, ninguém te ensinou que para poder pensar no seu futuro, teria que pensar no futuro da Terra também. Ninguém te ensinou que a Terra não te pertence, só te ensinou a extrair seus recursos, sem precisar repor. Eu não te culpo; mas, se ao fim deste texto suas atitudes e visões continuarem as mesmas, não terá jeito.
    Você não poderia viver por aqui sozinho; embora seu ego te leve a pensar de outro jeito, você precisa do que Ela te dá. Infelizmente, nesse relacionamento – literalmente – tóxico, só você recebe. Você a
deixou em desiquilíbrio, e não está tudo bem. Você não vai se safar.Não digo por maldade, e sim porque é a realidade.
    São anos de interações, mas você ainda não aprendeu a viver em harmonia (e não digo só do planeta dessa vez). E que mal causa isso? Vou te falar: desaparecimento de espécies, poluição, destruição
de habitats e alterações climáticas. Vou te dar mais um spoiler: segundo um relatório da ONU, em 2013, o mundo pode viver uma “catástrofe ambiental” até 2050. Até lá, mais de 3 milhões de pessoas estariam vivendo em extrema pobreza, como resultado da degradação do meio ambiente, e pela redução dos meios de subsistência.
    Além da situação de extrema pobreza, também se preveem os desastres naturais em alta, mais intensificados, em frequência e em intensidade, o que causaria perdas humanas e grandes danos
econômicos. Eu te disse, ninguém se safa dessa.

    É em um planeta assim que você gostaria de viver?Deixe de ser protagonista, e vire roteirista. Me dê um spoiler da sua nova história.


                                                                                            Jane Austen

11 comentários:

  1. Adorei a estratégia de discurso, muito inteligente, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Texto muito pertinente, mas senti que sua estratégia foi culpar demais a população e não mostrar os também e principais vilões disso tudo. Criamos um mito de economia intensa de água quando a maior parte desse consumo está no agronegócio e etc. Talvez se tivesse incluido a visão de pressionar também esses setores eu acharia mais justo. Entretanto super pertinente e realmente choca o leitor. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da escolha de abordagem falando diretamente com o leitor

    ResponderExcluir
  4. Ótima escrita, achei a crônica bem reflexiva e as metáforas escolhidas caíram muito bem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Das crônicas que li até agora, essa foi a que mais me impactou. Concordo com o comentário do Michael Scarn quando fala de outros vilões, no caso do agronegócio, são grandes empresas com muito poder, muito dinheiro e muita influência, mas por trás delas também estão humanos, assim como nós, os leitores. Sua reflexão me faz questionar se a minha mudança de atitude será suficiente. Acredito que não. Ainda assim ela precisa começar de algum lugar, de alguém e se mais pessoas tiverem essa sensibilidade, acredito que poderemos alcançar novas respostas e spoilers positivos, dessa vez, quem sabe.

    ResponderExcluir
  6. Ótima crônica, texto de fácil leitura e muito reflexivo. Finalizou super bem, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Foi a crônica que mais gostei dentre as que li até agora, muito boa a forma como você escolheu desenvolver esse assunto tão necessário, o texto ficou gostoso de ler e não deixou faltar referências e explicações. Concordo com o comentário do Michael Scarn, mas entendi que por trás desses verdadeiros culpados, como o agronegócio, estamos nós, que muitas vezes decidimos não entender melhor sobre isso e não lutar contra esses que destroem o planeta, então de fato podemos sim fazer nossa parte para reescrever essa história. Gostei muito, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da ideia de abordagem do spoiler, história e roteiro e isso falando diretamente com o leitor. Achei criativo! E curti tbm a frase final deixando o texto circular. Mas uma dúvida, no trecho "Até lá, mais de 3 milhões de pessoas estariam vivendo em extrema pobreza" não seria 3 bilhões?

    ResponderExcluir
  9. Temática muito importante! Concordo com o Michael também, eu acho que nesse debate de meio ambiente temos que "dar nome aos bois", no sentido de culpar também pessoas poderosas (e empresas) que têm de fato grande influência nessa questão. Além disso, ao meu ver, citar o nosso sistema econômico capitalista nesse assunto se faz importante, por ser um grande agravador do problema. Apesar dessas pontuações que fiz, sua reflexão é muito válida, porque no fim, são as pessoas que comandam as grandes empresas e afins.

    ResponderExcluir
  10. Boa crônica. Amo quando o titulo se desenvolve com facilidade no texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do texto. Leitura fluida e envolvente. Concordo com os demais sobre a necessidade de ter pontuado os demais vilões, mas ainda assim achei a estratégia da narrativa muito válida.

    ResponderExcluir