Na Europa do século XVII, o zeitgeist era iluminista. Sendo assim, fomos presenteados com o microscópio, a eletricidade e a calculadora. Além disso, no âmbito da ciência política, escreveu Montesquieu.
Com objetivo de evitar abusos dos monarcas franceses absolutistas, ele dá a luz ao seu livro, o espírito das leis. Onde fundamenta o princípio da tríade política, e o sistema de freios e contrapesos, no qual um poder deveria controlar e balancear a concentração de autoridade dos demais. Para isso, precisaríamos de um judiciário e um legislativo independentes do executivo, além de harmônicos entre si.
Montesquieu não conheceu o Brasil do centrão, dos jantares, e da tubaína.
No profético e ignorado 22 de maio, ecoou no Palácio da Alvorada a frase “Vou intervir!”. Era o nosso Luís XIV de hospício em mais uma bravata. Queria mandar tropas ao Supremo, e prender os 11 ministros da corte. O de facto golpe não se concretizou, está sendo realizado em partes.
Depois de Arar o ministério público, e cooptar o legislativo, rifando cargos e ministérios. No primeiro dia de outubro, com a indicação de Kássio Marques à suprema corte, Bolsonaro coloca seus tentáculos no judiciário. Kássio com K, como a “Karolina com K” de Luiz Gonzaga, será para a democracia, “o maior estrupício que encontrei em minha vida!”.
Em meio à banquetes lagostianos, e peregrinações de gabinete, compõe maioria no Senado, a casa da federação. Uma casa muito engraçada, só tinha teto, e sabatinava. Sabatina, tubaína, seja como for, já sabemos o final desta história. Continuaremos na rua dos bobos, número zero.
Kássio, no mundo jurídico, nunca foi figura central, sim figura do centrão. Nada mais que uma peça no único projeto do atual governo, o de destruir. Destruir o que Montesquieu demorou tanto para construir.
Se dependesse do Brasil de Bolsonaro, o iluminismo pararia na kalculadora.
Cara de Pescoço
Não gostei do texto, apesar de bem escrito. Abusou de referencias e retoricas mas nao se aprofundou na discussao atual. Caiu no reducionismo de usar centrao como algo essencialmente ruim e imaterial. A unica coisa concreta que se diz contra o Kassio é o fato de ter sido indicado pelo Bolsonaro. Acontece que o presidente, querendo nós ou nao, indicará ministros pro STF. A escolha do garantista Kassio, principalmente se pensarmos que la atras foi ventilado Sergio Moro, ou algum ministro "terrivelmente evangelico", foi muito bem vinda e um sinal de que Bolsonaro esta sendo enquadrado pelo tal "sistema", tao vagamente criticado, e que hoje em dia tem se portado como defesa da institucionalidade e democracia frente a um governante com assanhamentos fascistas.
ResponderExcluirA constituição pede reputação ilibada, falsificar currículo é crime. Kassio é amigo do advogado da família Bolsonaro, Wassef, que tem negócios nebulosos com os mesmos. O intuito do texto não é informar o motivo dele não ser uma boa indicação, nem aprofundar a discussão "atual", é uma crônica, não uma analise de conjuntura. O intuito é dar um panorama geral de como o presidente tem utilizado das instituições constitucionais (MP, Senado e agora o STF) para destruir a democracia, este é o alerta.
ExcluirSe você considera se vender ao sistema uma coisa boa, e vê qualidades no centro político ser uma caterva de vendilhões da pátria, esse texto não é mesmo pra você.
Ele não deixará de ser fascista pelo simples fato de ter se vendido.
Sobre a questão do curriculo, ele ja foi defendido pelo proprio plagiado, que era seu colaborador de pesquisa, dizendo que o trabalho dos dois era conjunto.
ExcluirA nominação de Kassio foi vinculada ao Wassef , ao Gilmar Mendes, ao Toffoli, ao Kakay (que ja foi advogado de um monte de politicos e autoridaes), ao centrao, etc...
O presidente tem la seus apoiadores no Ministerio Publico, obviamente tem seus aliados no senado e STF tambem, mas muito longe de se poder dizer que ele esta utilizando essas instituições para destruir e democracia, ele estava em pé de guerra com o STF a poucos meses e agora esta buscando reaproximaçao justamente porque viu que nao poderia sustentar essa briga.
O problema de voce achar que o "sistema" é essencialmente ruim é que voce nao da alternativas, nao existem super herois que vao passar por cima da politica eleita, os bolsominions acreditaram nisso com o Bolsonaro e tao agora tomando um choque de realidade.
Eu nao vejo qualidade no centro politico e "vendilhoes", o que se chama de CENTRAO, nada mais é que um bando de oligarca da velha direita, que sempre é eleito por possuirem bases eleitorais fortes.
Nesse ponto a critica fica ate sem sentido, voce diz que o presidente, ao se enquadrar ao controle das instituiçoes, se vendeu.
O que voce prefere? Que ele feche as instituiçoes e cause uma guerra civil?
1-Ele não mencionou o "colaborador", é plagio. Crime. Logo não tem reputação ilibada, é incostitucional.
Excluir2- Apoiadores no ministério publico? O órgão é pro prerrogativa independente e tem a função de fiscalizar a união.
3- A nomeação é claramente uma maneira de blindar a si, a sua família, e agora dos demais deputados das investigações que correm no Supremo. Como fez no STJ-RJ.
Estava em pé de guerra, "acharam" o Queiroz, e começou o segundo mandato, dentro do primeiro mandato. A cadelinha do centrão apareceu.
A alternativa é respeitar a constituição, respeitar o artido 2º, que discorre sobre a separação dos poderes, como Montesquieu.
Corromper não é se enquadrar, a nomeação é incostitucional, Nomear Aras, e o diretor da PF fora da lista tríplice, por mais que constitucionais, são imorais, e tem o intuito de desmoralizar as instituições democráticas. Ele não se enquadrou, ele esta tentando dar a sua cara corrupta e fascista ao que voce chamou de "sistema".
As opções pra você se resumem em ou "fechar e causar uma guerra" ou seguir desmoralizando? Isso é desistir. Não desista.
1- O próprio plagiado nao se sente lesado, voce nao deve sentir-se por ele. Reputação ilibada é muito vago, na minha opiniao, Luis Fux, presidente do Supremo, ao fazer Lobby pela propria filha quando a mesma tornou-se promotora, ilibou sua reputação. Porém ele está la. Fato é que esse argumento pode ser usado para derrubar qualquer um, insisto, precisaria mais do que um suposto plagio desmentido pelo proprio plagiado.
Excluir2- tudo muito bonito, na realidade o MP hoje se divide entre facções pro e contra o bolsonaro, e é natural que isso aconteça, infelizmente, visto que sao muitos os procuradores, cada qual com posicionamentos politicos diversos, o que nao deveria era haver a intenção de agir conforme pautas politicas, como acontece e eu critiquei com a Lava Jato.
3- Não duvido de o Bolsonaro, ao indicar um garantista, querer se safar de punitivistas quando futuramente for julgado pelos inúmeros crimes de responsabilidade que cometeu, assim como os crimes de seu Flavinho. Ainda assim, eu sou garantista, eu acho que a sanha punitivista aplicada a politica gera terra arrasada, e principalmente, tendo em vista as opçoes de Bolsonaro para a vaga, muito temia um ministro de extrema direita para um cargo semi-vitalicio, que por enquanto nao se concretizou.
A partir dai concordo com tudo, ate a questao do Aras nao ter vindo da triplice, um absurdo.
Mas insisto, ele esta se enquadrando com a indicação de Kassio, que não faz parte de uma tentativa de fascistizar o Supremo, fosse assim ele teria inúmeros nomes de aloprados togados de extrema direita, nao acredito que o Bolsonaro terá total controle sobre os votos de Kassio, a Historia ja provou ao contrario (Fux foi indicado pela Dilma).
Eu entendo seu receio com a indicação, vinda do Bolsonaro, mas ela me parece mais as instituições impondo-se ao presidente do que o contrário
Ilibou nao, Libou, ou sei la, manchou, enfim, Fuck Fux
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão são as instituições se impondo, isso é de tremenda ingenuidade sua. Quando foi eleito muitos duvidaram que fosse tornar fascista seu governo, e estamos caminhando. Não espere se molhar, pra sair da chuva. Fux fez lobby e o Kássio teve um esposa trabalhando dentro de um gabinete do senado. Não caia no erro dos bolsonaristas com "e a Dilma, e o PT". Você me criticou por não analisar conjuntura atual, portanto não remeta ao passado. Me criticou por não apresentar soluções, quando o intuito era somente ALERTAR.
ResponderExcluirEnfim, o alerta está dado, se quiser pagar pra ver, boa sorte.
(e por último, passar pano pra plágio é demais, reveja seus conceitos, vc está numa das maiores universidades do país, por favor não cometa plágio simplesmemte pelo fato do outro não se importar.)
Fodase comentei Com o perfil errado agr todo mundo sabe q sou eu kkk se quiser chamar pra conversar, estou a disposição
"O próprio plagiado nao se sente lesado, voce nao deve sentir-se por ele"
ExcluirSe aplicarmos essa lógica para os demais crimes...
Mas essa logica é aplicada aos demais crimes, de toda forma, não estou passando pano para plágio, e de forma alguma plagiaria, alguem, estou apenas tentando te mostrar que o ocorrido é mais complexo do que simplesmente voce plagiar um terceiro cujo trabalho nunca participou. Por favor nao tente inferir com isso de que eu sou pró-plagio.
ExcluirTe critiquei por nao analisar a conjuntura sim, e dei os motivos pra isso.
Citei a historia recente justamente para exemplificar que o problema é mais complexo, de forma alguma isso é um argumento "e o PT". Eu estou em alerta quanto a esse governo sim, acho que é um periodo extremamente turbulento e com potencial de criar problemas por muitos anos (tipo 20 anos de Marcelo Bretas no STF lol como eu tava com medo de algo assim).
De novo, eu entendo seu receio, e de forma alguma te cobro soluções, apenas discordo que a indicação específica de Kassio é um passo a fascistização, não é.
O texto fala sobre ser um passo para destruir, desacreditar. Analisando o que aconteceu na Alemanha de Weimar, utilizaram das liberdades da constituição de weimar, extremamente democrática, para desmoralizar as instituições, e então o partido nazista cresceu. Depois do incêndio do parlamento, chegaram ao poder. Será preciso o supremo pegar fogo, como já foi ensaiado esse ano, pra que precise expor o plano?
ExcluirEssa é a minha leitura da conjuntura, você não concordar, ok, perfeitamente compreensível, alguns demoram mais a entender.
Não concordar é diferente de dizer que eu não analisei, a minha análise está ai, nos comentários, e na crônica.
(Se eu não me sentir lesado por um crime de rascismo, por exemplo, eu não posso denunciá-lo? mesmo não sendo comigo?
Desculpe, mas nisso você está errado
Entendo q vc não seja a favor de plagio nem esteja passando pano, mas esse argumento é patético, posso me sentir lesado por um crime q o objeto não sou eu sim, porque a brecha de hoje, será aplicada amanhã)
É um pouco diferente da questao do racismo, mas até nisso se encaixa, se vc presenciar alguem sendo racista contra outro alguem, mas esse outro alguem nao se sentir lesado ou prestar queixa, voce vai tomar as redeas e prestar em nome dela?
ExcluirO cerne desse meu ponto é de que a denuncia nao me parece suficiente para melar a indicação, tendo em vista o proprio plagiado negar o plagio.
Considerando-se claro, que vc seja uma pessoa branca e, portanto nao tenha sido alvo direto da difamação, obviamente se a pessoa que presenciar um ato de racismo se sentir alvo o argumento muda de figura
ExcluirSim, pois o crime foi cometido, o criminoso vai sair e praticar de novo, mesma coisa com assédio, se tu visse alguma garota sofrendo, por exemplo, tu interferiria, tenho certeza, principalmente em se tratando da possibilidade de embriaguez, etc.
ResponderExcluirSim, o plágio nem mencionado na crônica foi, poderia, mas não foi. O cerne é o alerta mesmo, mas tenho certeza q ficou claro pra ti Plínio, somos democratas e estamos juntos.
Na real a questao do racismo nao se encaixa bem.
ExcluirE de fato, juridicamente, meu argumento esta errado.
Mas o que eu talvez tenha expresso mal, é que nao se trata de um plagio puro e simples, os dois trabalharam juntos e se consideraram donos do fruto do trabalho de ambos. Pra mim isso dilui sim a gravidade da acusação, e passa a ser mais um artefato pra embarreirar a indicação.
Dissertação de TCC é um trabalho q deveria, em teoria, ser feito individualmente.
ExcluirGostei do texto. Bem escrito e regado de referências, parabéns!
ResponderExcluir