sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Não acabou/Tem que acabar

 “Acabei com Lava Jato, porque não tem corrupção no governo” - Bolsonaro, 7 de outubro de

2020


Isso é uma mentira deslavada. Todo mundo sabe que tem corrupção no governo.

Mas se Deus escreve certo por linhas tortas, ouso dizer que a máxima também se aplica ao Diabo, de vez em quando.

Não que a Lava Jato tenha realmente acabado. Definha, mas em futebol e política - e a Lava Jato é essencialmente política - eu espero sempre o apito final pra comemorar. Deltan Dallagnol e Sergio Moro dão sinais de afastamento da vida pública...

Que bom, senhores! É um favor que vocês nos fazem.

Mas o Lavajatismo como força política ainda existe, ele ainda constrói narrativas eainda pauta a imprensa. Aliás, vamos dar nome aos bois, ainda pauta a Globo. E a Globo pauta um monte de gente.

Digo isso para alertá-los, meus caros, porque, pelo que vejo na minha bolha, amigos e amigas de esquerda estão tomando lado nessa briga. Eu sei que é um argumento fácil, pedindo para ser usado contra Bolsonaro, mas evitem. Isso é briga de extrema direita, já diria Reinaldo Azevedo. Não ressuscitem a Lava Jato como régua moral do debate político, não é e nem nunca foi referência ética, e hoje isso é comprovado, os vazamentos do The Intercept não deixam margem para dúvida.

Deixem definhar.


                                                                                               Plínio Haroldo Cisne

8 comentários:

  1. Gostei bastante do texto. Muitas referências boas e pertinentes.

    ResponderExcluir
  2. Boa abordagem! Eu não havia refletido sobre o funeral da lava jato do ponto de vista das esquerdas, bem pertinente sua crônica

    ResponderExcluir
  3. Fundamental analisar o luto da lava jato pela perspectiva das esquerdas, concordo. Mas achei que poderia ter se aprofundado um pouco mais no seu ponto de vista. Talvez até complementasse mais suas referências. Agora, se a intenção foi deixar pra reflexão do leitor, deu certo. Otimo texto.

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bem escrito, com um tema real e importante para nosso contexto atual. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Curti bastante ler seu ponto de vista sobre o assunto, Plínio. Porém, senti falta de um detalhamento maior sobre sua referência, como a do The Intercept, para enriquecer mais o seu texto, ou até mesmo um desenvolvimento maior da sua opinião. Boa crônica!!

    ResponderExcluir
  6. Texto muito bem escrito e com ótimas referências. Parabéns!

    ResponderExcluir