sexta-feira, 13 de maio de 2022

Cada Vez Mais 


 Eu gosto de prever situações e planejar a minha tarde, o meu dia, a minha semana... Incluo sempre mil variáveis e tento me manter preparado para imprevistos mas, ainda assim, quando ocorrem, são sempre inesperados. É que eu tenho essa ideia de como o mundo deveria funcionar bem enraizada na minha cabeça, só que o mundo não está nem aí e, toda vez que ponho os pés pra fora de casa, ele me quebra.

Existe uma técnica japonesa que consiste em remendar vasos, louças e objetos quebrados com ouro - na verdade, é uma resina que tem a cor do ouro, mas continuarei tratando como ouro por causa do conceito filosófico dessa tradição. - O ouro é um elemento que simboliza a perfeição e a força. Em geral, objetos que passam por esse processo, denominado  kintsugi, passam mais valorizados do que antes de serem quebrados. Para que ouro mantenha os cacos juntos, é necessário um tempo de secagem que pode levar semanas ou até mesmo meses.

 O mundo já me quebrou vezes demais. Eu já permiti que o mundo me quebrasse vezes demais. Em verdade, eu mesmo é que vou me quebrando. Cada.Vez. Mais. Houveram muitos momentos nos últimos dois anos em que acreditei piamente que estava pronto para juntar meus cacos. Caí estupidamente naquela conversa de que a quarenta teria um lado positivo: o de olhar para dentro e se conhecer, se reconhecer, se renovar. Renascimento. Ninguém precisa de pandemia pra isso. Mas a questão é que eu ainda não estava pronto para me refazer. Quis confundir a dor da destruição com a da reparação para continuar fingindo para mim mesmo que minha situação não era assim tão grave. 

Mas não consegui esconder essa verdade por muito tempo. A dor ainda era a mesma. Tudo o que eu fazia era me quebrar em pedaços ainda menores.

Meus braços de repente perdem as forças. Desolado, deixo meus cacos caírem no chão. Apenas olho calado e me pergunto: Quando é que vou decidir que já é hora de me reconstruir?
Por Akil Ubirajara

2 comentários:

  1. Akil, não acha que é um pouco utópico criar a falsa expectativa de que podemos controlar o curso do mundo, quando nem ele mesmo se domina? O Futuro não foi feito pra ser dominado, mas pra adaptação. Não espere tudo contribuir pra você conseguir acertar sua vida, senão você vai continuar sempre sendo um vaso quebrado que não se reconstruiu. Deixo pra você minha fase favorita da literatura, do livro O Menino que se alimentava de Pesadelos: "Não se esqueça de nada. Lembre-se de tudo e supere. Se não superar, sempre será uma criança cuja alma nunca floresce."
    Com afeto, Argus.

    ResponderExcluir
  2. Akil, o primeiro passo você já deu. Quando deixou os seus cacos caírem. Como o Shaolim escreveu no texto dele, às vezes, o processo de busca de si mesmo pode ser sinuoso. E você tem sempre escolhas. Você pode comprar um copo novo, recolher os cacos e reconstruí-los, usando a técnica japonesa ou não, ou ficar olhando para todo o seu ser espalhado no chão. Acredito que tudo vai depender de como você vai querer viver a sua vida. Desejo forças, e acredite, não há nuvem que não se disperse quando chega a hora da estrela brilhar.

    Abraços,
    Liev.

    ResponderExcluir