sexta-feira, 6 de maio de 2022

Um pássaro com asas de cera

A sensação de voar é uma das coisas mais libertadoras que um ser humano é capaz de sentir. O vento batendo no rosto, ver a diminuta terra carregada de diminutas pessoas... Você se sente o dono do mundo.

Porém, para quem já despencou dessas alturas repetidas vezes, a ideia de voar novamente chega a ser apavorante. Se, por um lado, ser envolvido pelo abraço do vento e carregado pela brisa é uma das melhores coisas, ser abandonado por esses braços em pleno ar e sentir seu corpo cair em queda livre a quilômetros de altura é desesperador. A sensação de abandono, de solidão. Os segundos que antecedem a queda são onde você está mais alto na atmosfera. E, num instante, quando você finalmente está tão perto do céu, parece que o Sol se enciúma da sua tentativa de roubar seu prestígio.

Como Ícaro, no ponto mais sublime da trajetória, suas asas de cera são incineradas por um Astro invejoso. As asas que demoraram anos pra serem montadas, asas que você construiu para fugir da sua cruel, excruciante e fria realidade são destruídas, juntamente com seus sonhos.

Não culpo o Sol, no entanto. A ambição foi minha, e nossa, de esquecer que o nosso objetivo nunca foi voar alto, apenas voar pra longe. E nós conseguimos, nós gradativamente alçamos voo, mas deixamos de lado a consciência de que precisamos fugir o mais rápido pra longe do nosso labirinto, pra longe do nosso passado, para longe do espelho. É que o Sol é tão lindo, tão reluzente, que somos atraídos inconscientemente para ele. Se soubéssemos a dor de cair, nunca almejaríamos as maiores alturas. Como mariposas, somos atraídos para uma luz, sem perceber que ela não passa disso. Mesmo quando estávamos em solo firme, o Sol já brilhava, é a vontade e a possibilidade de tocá-lo, produzida por nós mesmos, que nos derruba. Se seguíssemos uma trajetória regular em direção ao horizonte dos nossos objetivos, talvez os sentimentos inalcançáveis não fossem capazes de derreter nossas asas de cera.

Agora, estou calejado demais para voar de novo. Minhas asas não suportariam meu peso, e meu coração não aguentaria cair novamente. Por isso, me ergui do fundo do mar como uma âncora sendo puxada por um navio que cansou de permanecer no mesmo lugar. Não vou afundar como Ícaro, não vou ser tragado pelas profundezas. Não vou deixar os sonhos que construí com lágrimas, luto, suor e sangue serem presos pela escuridão de um coração que parou de bater. Nem que eu me erga dos mortos, eu vou chegar no meu destino final. Vou conquistar tudo que sempre quis, e dessa vez, o Sol, a Terra e o Mar serão as testemunhas da minha vitória, porque eu não vou ser mais um obstáculo no meu próprio caminho. A ambição jamais vai me cegar novamente, porque a memória da dor é vívida demais.

Nunca mais saberei a sensação de voar novamente, de sentir minhas asas cortando o céu, porque quando eu finalmente vencer, são as próprias nuvens que vão descer até mim para me carregarem. Naquele dia, vou olhar pra trás, e as distantes memórias de um pássaro com asas de cera vão ser de qualquer um, menos minhas.

Por Argus Stoneheart

5 comentários:

  1. Argus, os seus textos sempre me deixam sem fôlego, inebriada, em êxtase, pois é extremamente agradável poder imergir em um texto rico de palavras, analogias e metáforas. Inicialmente, o meu texto seguiria uma linha próxima a sua, sempre é muito estranho como temos sentimentos tão semelhantes. Amei, de longe, o seu melhor texto até o momento, aguardo ansiosamente pelo próximo.
    Com carinho,
    Lilith

    ResponderExcluir
  2. Impressionante o quão bem você conseguiu expressar seus sentimentos, Argus. Me fez mergulhar profundamente dentro do seu texto e entender um pouco da sua situação. Sei que não é fácil, mas, como você mesmo disse, um dia tudo vai melhorar e todos nós voaremos muito alto.

    ResponderExcluir
  3. Argus, adorei as metáforas! A construção do texto foi muito bem feita.

    ResponderExcluir
  4. Argus, é impressionante como você consegue escolher tão bem suas palavras, seu texto é muito bem construído e estruturado, meus sinceros parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Argus, seus textos estão entre os meus preferidos! Você escreve muito bem, com riqueza vocabular, uso de metáforas e recursos descritivos. Consigo me conectar com você pela leitura, assim como me enxergo nas cenas descritas. Parabéns!

    ResponderExcluir