sexta-feira, 6 de maio de 2022

Minha maior inimiga sou eu


   Eu não sou capaz. Não vou começar, não vai dar certo. Não sou boa o suficiente. Não mereço isso porque é demais pra mim. Sou fraca, FRACA. Que outras desculpas vou usar para me auto sabotar na próxima vez? Eu acredito na paz mundial mesmo sabendo que talvez nunca aconteça, escolhi ter um ponto de fé. Creio que um dia seremos todos livres para ser oque quisermos. Por que em mim eu não confio? O medo de não dar certo me faz não começar, não tentar. 

   Outro dia eu desisti de alguém mas antes disso, desisti um pouco de mim. Ele é muito bom, atencioso, bonito, estudioso, saudável, inteligente e tem muitas outras qualidades e defeitos (quem não tem?). O problema é esse, os defeitos e o saber que ele existe para todos. Mesmo assim, coloco os meus antes de tudo e não me permito ser feliz. Ele me disse que eu sou o suficiente e juro que acredito nele, não em mim. Não tem uma fórmula para executar o tal do "permita-se" e se ela existisse eu ainda hesitaria em tentar. 

   Sabe aqueles desenhos que representam as boas e as más atitudes por um anjinho e um diabinho ao lado da face do personagem? Sinto que sou assim, eu sou o meu anjo e ao mesmo tempo o meu diabo. Embora saiba que preciso me amar e deixar que as pessoas tenham sentimentos por mim, parece que a felicidade é um veneno. Não desejo mal a quase ninguém, exceto que o alguém seja eu mesma.

Por Dandara dos Palmares

4 comentários:

  1. Querida Dandara, pude sentir a angústia em suas palavras. Concordo, não existe fórmula mágica para nada, mas talvez você possa tentar todos os dias. As mudanças permanentes não entram em nossa vida tirando tudo de lugar drasticamente, elas são uma construção diária, dia após dia, tijolo após tijolo e em algumas ocasiões, a sua obra pode parar por mau tempo, falta de material, seja lá o motivo que for, significa que alguns dias serão mais fáceis de se construir e em outros não. Mas se não começar, você nunca saberá como é fazer isso, não saberá os resultados que vêm através disso. Gosto da estrutura do texto, apesar de ter achado a linha cronológica um pouco confusa, espero que consiga começar ou recomeçar, que tal olhar para si com um pouco mais de carinho?! Espero que consiga!
    Com carinho, Lilith

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, Dandara! O tempo psicológico utilizado é quase que precipitado e ansioso, o que contribui para passar o sentimento de confusão e perturbação causado pelo pensamento de insuficiência e da presença do que chamam de 'auto ódio'. Espero que você consiga se organizar e, como disse a Lilith, olhar para si mesma. A sociedade acaba fazendo a gente se cobrar demais, aceitar erros dos outros e exigir apenas a perfeição de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  3. Dandara, gostei bastante do texto! A insegurança nos sabota de muitas maneiras dolorosas, torço pra que ela nunca mais te prive de viver coisas boas, de pouquinho em pouquinho, a gente passa a enxergar nosso valor.

    ResponderExcluir
  4. Querida Dandara, parabéns pelo seu texto! Pude sentir a angústia e a perturbação que tanto te afligem. Espero que você consiga olhar para si com mais carinho e trabalhar essa insegurança para se permitir viver relacionamentos futuros. Não se cobre tanto, afinal, todos temos "defeitos" e eles são parte de quem somos. O importante é não deixar isso te consumir ao ponto de prejudicar o andamento da sua vida. Fique bem!

    ResponderExcluir