sexta-feira, 20 de maio de 2022

 O OUTRO

Eu tenho uma teoria em que acredito fielmente. Acho, ou melhor, tenho certeza de que nunca vamos conhecer plenamente o outro. Aliás, quem é o outro? Quem é aquela pessoa que convive comigo durante a semana toda, que assiste as mesmas aulas que eu e que também criou um pseudônimo? Quem é ele? Ou quem é ela? Quem é a Dandara dos Palmares?

Será que ela é uma pessoa que se fecha e tenta esconder seus traumas? Que passou por uma situação bem complicada e mesmo assim teve que prosseguir? Que se auto sabota por não acreditar em si mesma? Que tem medo de começar algo pois pode dar errado? Que se interessa por um texto extremamente irônico e de completa importância de Machado de Assis? Que não se sente à vontade para expor, nas redes sociais, quem realmente é? E que tem dois extremos?

Será que é alguém que se parece comigo? Que também foi quebrada e se tornou um lindo Mosaico? Aliás, no último texto, abordamos o mesmo tema. Será que foi coincidência ou obra do destino?

E se a resposta para cada uma dessas perguntas fosse sim? Me aliviaria saber que somos tão parecidas? Não, na verdade, me preocuparia. Sou ansiosa, tenho medo de tentar algo novo, me escondo atrás de uma máscara, criei um personagem e fiz com que todos a minha volta acreditassem nele...

Será que a Dandara também é assim? Na minha concepção, ela é uma menina muito forte, que teve que superar seus traumas e prosseguir. E, o resultado desta ilustre obra, foi uma linda obra de arte.

Não é fácil lermos a nós mesmos, quanto mais ler o outro. Como vou decifrar uma camada inerte de um planeta desconhecido? Ainda não sei. E se “Dandara” for só um personagem? E se a proprietária deste pseudônimo estiver brincando com todos nós? E se ela, na verdade, criou a Dandara como uma válvula de escape da sua pior versão? E se na verdade, essa pessoa já evoluiu ao ponto de não se ver mais na Dandara?

Aqui nós trabalhamos com fatos, e não com suposições. Querida Dandara, tomando Glória Maria como espelho, digo com plena paz, você é uma menina muito forte, não se acanhe, o mundo precisa ver você brilhar!

Por Glória Maria

2 comentários:

  1. Glória, gostei da construção do seu texto com tantas interrogações. Confesso que até me identifiquei porque também me fiz muitos questionamentos enquanto escrevia sobre outra persona. Parabéns pelo seu texto!

    ResponderExcluir
  2. Querida Glória, adorei o seu texto. Os seus questionamentos são muito pertinentes, eu também me vi diante de várias perguntas sem respostas. Acho até que isso acontece o tempo todo em nossa vida. Somos nós que temos que buscar as respostar que nos faltam diariamente. E concordo com você na sua última frase, precisamos muito ver a nossa Dandara brilhar. Ela é luz!

    Abraços do Liev

    ResponderExcluir