terça-feira, 23 de maio de 2017

E se elas estiverem certas?

Bem, eu acho que dá pra notar que sou um cara, então é óbvio que eu nunca fui muito fã desses movimentos, essas coisas de Feminismo, sabe? E eu não penso assim, mas acho também que é provável que você pense que feminista é aquela coisa chata, de pêlo colorido, fedida e que surta quando chega perto de água, só que isso aí é um Gremlin, né, e não uma pessoa. Enfim, melhor deixar as definições pra lá. Mas já pararam pra pensar, e se as feministas estiverem certas?
Admito que quando eu pensava nisso tudo, imaginava que fosse um bando de mulheres reclamando de barriga cheia. Que mais direitos elas querem? Dizem elas que só querem ter direitos iguais, tipo, o direito de ser respeitada como ser humano, o direito de receber justamente de acordo com sua função, o direito de assumir o papel social que quiser, o direito de decidir sobre o próprio corpo, acho que nada absurdo de se pedir em pleno século XXI. O problema é que tem muito homem por aí achando que a sociedade é um show do Bonde do Tigrão e que o único direito a mais que a mulher precisa ter é o de sentar, de quicar, de rebolar e de ficar caladinha.
Por exemplo, sabiam que a mulher em geral ganha um salário 25% menor que o do homem? “Ah, mas deve ser porque ela é menos capacitada profissionalmente que um homem”. Que nada! Os dados falam de condições iguais. É difícil concordar que isso é injusto pra caramba? Pena que não para por aí.
78% das mulheres entrevistadas disseram já ter sofrido algum tipo de assédio como cantada ofensiva, abordagem violenta na balada, ser beijada à força. Isso não faz nenhum sentido. O que leva um cara a pensar: “bem, eu sou um homem, um macho-alfa, então eu tenho direito de mexer com qualquer mulher que eu achar bonita, é normal”? De onde vem esse tipo de pensamento, é coisa da criação, influência de fora ou é um sinal de que a humanidade tá meio perdida? Vem, meteoro! Bem, eu até já vi alguns amigos no bar fazerem essas coisas. Fazer fiu-fiu, chamar de “gostosa”, de “princesa”. Mas eles só estavam brincando, geralmente estão bêbados quando começam a fazer isso, mas aí é diferente de fazer levando à sério, achando que a garota vai gostar. Não cola, né?
48% dos homens acham errado a mulher sair sozinha com os amigos, sem a companhia do marido, namorado. E não só isso, 40% das mulheres diz que o parceiro controla o que fazem, onde, com quem estão. Bizarro. O cara além de ser mais inseguro que o Júlio César tentando não levar gol do Klose, e aparentemente não saber escolher boas amizades – porque não confia nelas –também não confia na mulher e acha que tem o direito de ditar pra onde ela vai, pra onde não vai... Tá certo que um ciumezinho faz parte, quem nunca? Eu mesmo não gosto muito que a minha esposa saia com “amigos” homens, ainda mais sozinha, por isso ela quase não sai. Acho desnecessário. Agora, proibir, assim, de vez? Se alguém acha isso normal, não sei, mas isso aí me cheira a cárcere privado e ainda está lá no artigo 148 do Código Penal.
30% dos homens acham que mulher que usa roupas provocantes não pode reclamar de ser estuprada e 42% dizem que mulher que se dá ao respeito não é estuprada. Quando vejo algo assim, fico mais confuso do que indignado. Desde quando uma minissaia curtinha virou um outdoor brilhante com uma seta dizendo “Oi, venha me tocar sem a minha permissão”? Estupro não é culpa da vítima e nunca foi. Mas no mundo de hoje, se der pra gente tomar um pouco mais de cuidado, né? Por isso não deixo minha filha sair de casa com shortinho curto, de decote. Ela tem que fazer “por onde” pra evitar ser vítima... Imagina se acontece algo assim com ela?
E sobre as tarefas domésticas? Essa construção social de que é dever da mãe fazer tudo em casa, limpar, cozinhar, cuidar da família, como se o cansaço do emprego não fosse suficiente já é do arco-da-velha. Tarefas precisam ser divididas sim! É por isso que tem coisas que eu ensino só ao meu filho e outras, só pra menina. Não é pro trabalho todo cair nas costas de um só. Ele lava uma louça de vez em quando pra ajudar a mãe, mas não precisa perder todo o tempo aprendendo essas coisas domésticas. Até porque, geralmente não é o homem que trabalha mais tempo fora?
Perceber essa realidade no nosso Brasilzão onde um cara manda matar a amante e dar pros cachorros e consegue ser contratado por um time de futebol da Série B é tenso. O placar agora está em 8x1 pra Alemanha. Tem mais uma dúzia de estatísticas do machismo que eu poderia passar aqui, mas preciso ir acompanhar a rodada da Champions enquanto a mulher põe a cerveja pra gelar e frita os petiscos. Por que ela não se senta e assiste também? Ah, sabe como é, mulher não é muito chegada em futebol...  

Lukas Salazar

Exibindo 1.jpg
Exibindo 2.jpg
Exibindo 3.jpg
Exibindo 4.jpg
Exibindo 5.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário