terça-feira, 23 de maio de 2017

Porte de Maconha é crime pra quem?

Vocês lembram quando eu disse que plantava maconha em casa e a PF não tinha me prendido ainda? A dois anos atrás eu tinha dois pés de maconha, lembram? Bem, hoje eu tenho 5 e até hoje eles não me prenderam pelo que parece, tanto que eu apresento esse programa e falo aqui de novo “PF HOJE SÃO 5 HEIN”.
Bem, mas eu comecei o programa me referindo a isso porque é justamente esse o assunto do programa de hoje: MACONHA NO BRASIL. O Brasil é um país incrível por diversos motivos, acho que todos nós sabemos disso, praias lindas e maravilhosas claro, presidentes diferentes em menos de 1 ano também (espera, que presidente?), dinheiro público sendo gasto com auxílio terno e auxílio pra babá dos filhos dos juízes que, podemos dizer, possuem os melhores salários e “penduricalhos” do país,  pessoas que dizem “eu nem sabia que ele estava sendo investigado” também, e por aí vai. E a maconha, faz parte desse conjunto de coisas incríveis que existem nesse país. Quer dizer, não a maconha em si, apesar de que ela é incrível sim, que coisa boa! Mas então,  como eu ia dizendo, o que faz parte desse conjunto incrível é o fato da insistência do Governo na criminalização da maconha. Segundo dados da ONU 8,8% da população brasileira consome maconha, regularmente. No ranking mundial, o Brasil consome mais maconha que o Uruguai. Bem aí já podemos eliminar aquele discurso burro de “se legalizar essa porra, vai ter um maconheiro a cada esquina” No caso já tem, vocês que não vêem.  Aliás, vocês só vêem um tipo de maconheiro: o pobre favelado. O cara pode estar com 5 gramas de maconha, mas vai entrar como traficante, agora tem gente que tem 5 pés em casa e nem visita da polícia recebe.... incrível isso não é? Eu falei que era incrível. Se chama usuário, eles chamam assim. E mais incrível ainda é que pesquisas que se propuseram a traçar o perfil do “maconheiro brasileiro” concluíram que os maiores consumidores são homens de 18 a 30 anos que possuem alta renda e, pelo menos, 1 ano de ensino superior. Além de proibirem e fingirem que não acontece, o governo não tem nem especificações em relação ao abuso ou não de quantidade, fica a cargo do delegado. Aí eu te pergunto, que porra é ficar a cargo do delegado não é? Acho que já deu pra perceber que isso não ta dando certo Brasil, uma vez que, 75% dos incriminados como traficantes sejam pretos e pardos e não os mesmos brancos e classe média alta que mais consomem.
Tudo bem, eu estou falando coisas aqui que são incríveis se pararmos pra pensar, mas essa falta de reflexão e preconceito da população com certos tipos de drogas vem de um problema que aliás é o problema que desencadeia a maior parte de todos os outros problemas. Ela mesma, aquela coisa sucateada que agora com o Governo Temer perdeu  4,3 bilhões em investimento: A  educação. É explicável o fato das pessoas acharem que “ a maconha é a porta de entrada para drogas mais pesadas” quando estudos, na verdade, já apontaram que a maioria dos usuários de maconha não consumiram e nem irão consumir outros tipos de entorpecentes e drogas ilícitas na vida. E não apontarem, por exemplo, o álcool e toda aquela sua enxurrada de comercial de TV como culpados pela inserção dos jovens no mundo das drogas, e que adivinhem só! Essa enxurrada faz parte da negociação de financiamento de campanha política. É isso mesmo, a Ambev financiou as campanhas políticas da Dilma, do Aécio de 2014, em troca projetos que visam diminuir o tempo de propaganda de cerveja na televisão nunca conseguem ir adiante na Justiça. Por que será não é mesmo?

Mas todo esse debate entorno da maconha veio a tona por causa do uso terapêutico e as brigas na justiça por conta disso. Voltamos ao ponto de que a maconha é incrível...não, to brincando. Mas existem componentes nela que ajudam no controle da epilepsia e até da esquizofrenia. Aí casos como o da menina Anny que sofria de 80 convulsões por semana e precisava de THC para frear essas convulsões vieram a público, com a mãe da menina precisando brigar na Justiça Federal para que a filha pudesse melhorar. Eu olhei aquilo e só consegui pensar na minha mãe brigando na Justiça pra eu usar Rivotril.
Enfim quando que a gente vai enxergar que é importante a gente discutir sobre maconha gente? Seu cultivo, seu uso, qual é a melhor seda... não, isso aí eu já discuto mesmo. Mas falando sério agora, não dá mais pra ficar acreditando que o Bolsonaro tem sanidade mental. O cara fala que maconheiro é perdido e vagabundo na vida, bom eu to aqui não é mesmo?

Boa Noite, esse foi o Greg News de hoje.

                                                                                                 Diana Knowles.

                            
FOTOS:
No trecho “pessoas que dizem “eu nem sabia que ele estava sendo investigado” também”

No trecho “ “maconheiro brasileiro” concluíram que os maiores consumidores são homens de 18 a 30 anos que possuem alta renda e, pelo menos, 1 ano de ensino superior”

No trecho  “como culpados pela inserção dos jovens no mundo das drogas”


No trecho “Eu olhei aquilo e só consegui pensar na minha mãe brigando na Justiça pra eu usar Rivotril.”
No trecho “não dá mais pra ficar acreditando que o Bolsonaro tem sanidade mental. O cara fala que maconheiro é perdido e vagabundo na vida, bom eu to aqui não é mesmo?”

Um comentário:

  1. O texto é bom, mas o primeiro paragrafo ficou longo e acabou cansando. Não sei se a ideia de escrever como o texto do Greg incluía ser interpretado por ele. Tem bom humor apesar de ter falhado ao colocar algumas informações do início que já rolaram no programa Da HBO

    ResponderExcluir