sexta-feira, 5 de maio de 2017

Temeridade



Do meu suor vi o país crescer, do meu suor vi o país ruir. 
Do meu suor, ainda hoje, tiro sustento. 
Meus cabelos brancos denunciam a experiência, mas não posso parar. 
Das rugas que coleciono e dos calos que adquiri não tiro quase nada.
No fim do mês ainda preciso me alimentar, preciso me tratar, preciso me cuidar.
E aquilo que me dão é tão pouco! 
Mas agora tudo vai mudar!
Vi na televisão que uma reforma vai acontecer e então todos poderão se aposentar tranquilamente.
Sei! Sou velha mas não estou gagá!
Ele acha que vai me enganar!
Agora meus netos sequer irão se aposentar e a eles também caberá meu sacrifício:
idosa, aposentada, trabalhadora... cansada.
Minha luta continua, mas a exaustão me persegue.
Como em uma disputa de voz e poderes, meu lado fica mais frágil. Falo mais baixo, grito mais fraco. Meu tornozelo fraqueja, as pernas doem, as costas latejam e os pensamentos se perdem.
No fim dessa vida, a mim e aos meus netos resta a incerteza. 
Nos resta temer, nos resta Temer.

Sunny

6 comentários:

  1. nos resta Temer!
    bom texto, um tom pessimista, porém o personagem mais velho foi bem explorado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Acho difícil não ser pessimista nessas condições.

      Excluir
  2. Parabéns pela criatividade e jogo de palavras! Lamento apenas não poder ler alguns dos versos, mas seu texto é eficiente em transmitir as emoções da personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Não sei bem o motivo do meu texto estar saindo para fora no site para PC.

      Excluir
  3. Acho que o tom pessimista que Coralina cita é uma constante em todos os textos. O que mais me chamou atenção no texto de Sunny, além do título extremamente atrativo, foi a escolha preciosa das palavras. Temeridade. Sustento. Sacrifício. Exaustão. Incerteza.

    Tem algo de cidadania muito grande no texto. De fato, parece que Sunny tem plena consciência do mundo que a cerca. Profundo e perene (infelizmente). Ótimo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que elogio agradável de ler.
      Gosto dos seus textos, sendo assim os elogios me deixam ainda mais feliz. Muito obrigada!

      Excluir