sexta-feira, 5 de maio de 2017

Enganos

Ufa! Me aposentei! Agora chega também! Estou cansada, quero meu sossego. 
Há uns dias escuto uma conversa sobre o governo querer fazer reformas na previdência, tenho que entender isso melhor, só me falta agora inventarem que minha contribuição não foi suficiente! Com o tempo, a conversa que escutei vai se espalhando mais, vai ganhando forma e ficando mais séria. Fala-se de rombo na previdência. Mas que rombo é esse?
Bom, é verdade que as pessoas estão vivendo mais, sim, também estão tendo menos filhos. Mas será o futuro tão assustador assim que não haverá mais verba para pagar a aposentadoria de todos? Os jornais dizem que sim, “a reforma é necessária” é a fala de todos os especialistas entrevistados. Ainda não estou convencida. Procuro em diferentes jornais, e pesquiso na internet - O que? Só porque sou aposentada sou velha e ultrapassada? Engano seu! - Em minha busca acho o "outro lado" dessa história, que afirma que não há déficit. Estes discursos, de professores e especialistas, estes que não dão entrevistas nos jornais, pareceram fazer mais sentido. Ora, se é assim, não tem porque fazer com que as pessoas trabalhem ainda mais e tenham que seguir uma regra de contribuição tão difícil. Olha que essas medidas estão erradas... Começo a ficar agitada, falo sobre o assunto com meus vizinhos, minha família, com todos que posso. Quando descubro que haverá uma manifestação para protestar contra essa e outras reformas, decido logo que marcarei presença. Minha vizinha Rute diz que não tenho que me meter, que devo ficar quieta, afinal já estou aposentada, não serei afetada. Digo que ela está errada! Vou apoiar os que brigam contra esta mudança sim! Eu vejo que não está certo, então não vou ficar sentada na poltrona sem fazer nada. Rute que fique! 
E eu que falava de sossego... Engano meu! Mas prefiro assim, só vou ter meu sossego quando os outros puderem ter também.

Watson Holmes

Um comentário:

  1. Gostei do seu final, mas senti que o texto se perde um pouco e acaba sendo apenas mais um.

    ResponderExcluir