sexta-feira, 5 de maio de 2017

Não é tarde

Não sou um exemplo de pessoa. Nunca me achei bom o suficiente em nada. Discordava de várias
questões, mas não era o cara que lutava pelos meus direitos. Não achava que faria diferença, não
achava que valia a pena sair do meu conforto por isso. "Alguém vai fazer isso por mim", eu dizia.Dizia até 1968. Eu precisei sentir na pele. E senti.

Quando a ditadura militar foi instaurada eu não via problema. Era só mais um governo como
qualquer outro. Não vai melhorar mas também não vai me trazer tantos problemas assim. Enquanto
eu mantinha esse pensamento, meu amigo parecia saber muito bem o que estava por vir. Dotado de
uma empatia e de uma clarividência incrível, as palavras ditas por ele não saem da minha cabeça:
"Cara, eles vão matar muita gente. Vão tirar tudo o que é nosso. Vão tentar nos calar." Agora,
mesmo sem nem mais saber o que é dor e com um revólver apontado para minha cabeça, não
consigo esquecer suas palavras. Como eu queria ter ido jantar com você naquele final tarde de 28 de
março, Edson. Eu poderia ter te salvado daquele policial. Como queria ter dado valor ao seu discurso
desde o princípio. Espero que eu possa te encontrar logo, meu amigo. Espero poder dizer o quanto
você foi importante para nós e o que fizemos em nome desse país. Você teria orgulho de mim.

Desde o momento em que perdi a visão por conta do capuz, sabia que não voltaria. Mataram tantos
a troco de nada, o que fariam então com um sequestrador do embaixador norte-americano? Além
disso, você me ensinou a nunca entregar os meus amigos. Já levei chutes, socos, cuspes. Já perdi
alguns dentes, unhas, dignidade. Não sabia que havia tanto sangue no meu corpo até vê-lo jorrado
no chão e nas paredes. Apesar da situação, a única coisa que consigo fazer é sorrir. Sorrio porque
graças a você, Edson, fui capaz de salvar a vida de 15 pessoas. Graças a você o Hércules decolou
rumo ao México.

De repente escuto um barulho ensurdecedor. Há um clarão muito forte, não consigo distinguir nada.
Espera, isso é uma silhueta? O que está acontecendo? Não sinto nada além de uma paz
inimaginável. Olá, Edson!

Michael Douglas

Um comentário:

  1. Seu texto se passa em apenas um curto momento, ainda assim consegue, com clareza, mostrar uma história muito maior, algo não muito fácil. Gostei da escrita.

    ResponderExcluir