quinta-feira, 18 de março de 2021

A alegoria do circo

 No circo da vida, os mágicos seriam os bem-sucedidos, que enganam outros para ganho

próprio. Os trapezistas seriam aqueles que conseguem se equilibrar na vida e superar os

obstáculos. Os domadores de animais seriam os vilões, pessoas cruéis. Os engolidores de

espadas seriam os corajosos, os que não tem medo de nada, vivem a vida como deveria ser

vivida.

E eu seria o palhaço.

Assim como o palhaço, eu me escondo atrás de uma máscara.

Já repararam como o palhaço está sempre só? Acho que essa é a nossa maior proximidade.

A solidão é dona dos meus pensamentos, das minhas ações, da minha vida.

Por mais que eu reclame da dor, eu daria qualquer coisa para senti-la de novo, uma velha

amiga que eu nunca valorizei.

Agora percebo que é melhor sentir qualquer coisa do que não sentir nada.

E o amor nem se fala, não consigo ter saudade de uma coisa que nem me lembro como era.

Não tenho nada para dar, mas se tivesse daria, só para poder sentir qualquer coisa de novo.

Não me lembro quando foi a última vez que eu fui sincero quando me perguntaram se tava

tudo bem. “Sim, ta tudo ótimo” é sempre a resposta. Não é a resposta que eu quero dar, mas

com certeza é a que eles querem escutar, então eu falo.

A platéia me ama, por mais que não me enxerguem. Na verdade, eles me amam porque não

me enxergam.

Mas ainda faço de tudo para eles sorrirem, afinal, sou um palhaço, me escondo por trás de

algo que não sou, faço piadas que não me fazem rir.

Ando pelas ruas da cidade de cabeça baixa, esperando que ninguém olhe nos meus olhos e

veja o vazio dentro deles.

Minha única e verdadeira companhia é o vício, mas esse ri de mim quando estamos sozinhos.

E quando chego em casa, depois de um dia comum, o meu show acaba e eu finalmente tiro a

máscara, meu sorriso falso se desfaz com a água, com as lágrimas para ser exato.

Letra X do alfabeto.

14 comentários:

  1. Muito bom texto, Letra! Me identifiquei em alguns momentos dele! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Letra! Mais um ótimo texto.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as comparações no início do texto entre as funções do circo e quem seriam na vida real! Ótimo texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. "Na verdade, eles me amam porque não me enxergam" aqui você resumiu tudo! Amei o texto, a interpretação que você teve e as referências que você usou pra passar pra gente. Parabéns! <3

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito das comparações que usou também ! Bom demais.

    ResponderExcluir
  6. Letra x, gostei do seu texto. Parabéns!
    Algumas frases me impactaram, "Agora percebo que é melhor sentir qualquer coisa do que não sentir nada." e,
    "eles me amam porque não me enxergam."

    ResponderExcluir
  7. Incrível, Letra X! Assim como Ellis, também me identifiquei bastante em algumas frases. As alegorias e as metáforas estão ótimas, ajudam a deixar o texto ainda mais intenso e expressivo. Parabéns, mais um ótimo escrito!

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto, Letra x! Gostei muito da comparação inicial, e da forma que você escolheu retratar o quadro. Sua escrita facilita a muito a leitura e torna ela muito interessante. Continue assim, pro bem de nós!

    ResponderExcluir
  9. Letra X do alfabeto, nossa q texto intenso! Gostei muito do seu texto de verdade! Que forte são as as suas palavras, devo concordar com a Estrela, essa frase: "eles me amam porque não me enxergam." tb me tocou demais!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Letra X, as metáforas que você usou, relacionando o circo à vida, foram incríveis. Você transmitiu com muita profundidade a sua interpretação do quadro. Me identifiquei com o ponto de vista expresso nas suas palavras. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Letra X do alfabeto, adorei muito o texto. Gostei muito dessa comparação inicial e que depois você foi descrevendo o palhaço em primeira pessoa. Passou uma sensação de intimidade. Parabéns! Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Letra X do alfabeto, adorei muito o seu texto. Como já dito anteriormente, também me identifiquei com algumas partes, mas acho que com a sua explicação também ficaria difícil não se identificar em nadinha. Mas tirando isso, eu percebi o quanto isso ainda te doí, se um dia quiser conversar sobre isso, eu e os outros escritores do blog estaremos aqui para você!

    Beijos, Estrela!

    ResponderExcluir