quinta-feira, 25 de março de 2021

Segunda-feira, 17:45, Praia de Icaraí

 De canto eu observava uma menina sentada em uma canga, lendo e anotando coisas em um

bloco. Eu poderia ter focado em outra pessoa, mas algo nessa menina me chamou atenção.

O cabelo dela estava amarrado em um coque frouxo, com duas mechas bem encaracoladas

balançando devido ao vento. Ela vestia uma calça larga e uma blusa de meia manga

estampada com planetas e estrelas. Esparramada pela canga estavam alguns livros, uma

câmera, uns óculos com lentes transparentes, mas que não eram de grau, uma mochila e

um casaco preto básico. Ao mesmo tempo em que lia, se preocupava em anotar no bloco,

em não perder o momento perfeito para fotografar o pôr do sol e ao sorrir e cumprimentar

quem por ela passava. Gostava de fazer tudo ao mesmo tempo e parecia se atrapalhar um

pouco com isso.

Ainda no canto, senti vontade de me aproximar, mas continuei por uns minutos a observá-

la. Parecia perdida nos seus pensamentos. Fazia muitas expressões para o livro e ria sozinha

do que anotava. Agradecia de forma muito educada todos os ambulantes que ofereciam a

ela seus produtos e até chegou a comprar um churro de chocolate que, pela cara de

contente e pressa em achar as moedinhas no bolso da mochila, julgo ser seu preferido. As

cores do céu ficaram vibrantes e ela correu para tirar a tão aguardada foto. A mão cheia de

açúcar do churro borrou a lente toda. De longe vi sua frustação e, como expressiva que era,

não hesitou em revirar os olhos e espernear por 2 segundos. Logo pensei comigo "ih, é

daquelas que todo dia posta no instagram foto de paisagem e escreve "mais um dia.

obrigada, Deus” na legenda".

Até que decidi ir de encontro a ela. Como se já me conhecesse, tagarelou sem parar (essa é

das minhas). Ficamos conversando um tempo, contei que adoro gente curiosa, bem-

disposta, educada e contente, e que por isso ela tinha chamado minha atenção. Ela contou

que faz jornalismo, mas que tem o coração divido entre psicologia e letras também. Tinha

acabado de sair da faculdade e estava esperando o ônibus para ir embora. Papo vai, até que

deu a hora e ela esqueceu (perdidinha, como eu disse). Saiu correndo com a mochila aberta,

os livros equilibrados em uma mão e a câmera com o celular na outra. Entrou no ônibus e

gritou que foi um prazer me conhecer. Gritei de volta:

-Foi um prazer também, Estrela do Mar!

Elipse

16 comentários:

  1. Seus textos são muito muito bons e esse não está diferente, Elipse. Adorei como você criou toda uma situação para representar a Estrela do Mar, você é muito criativa. A leitura foi bem fluída e divertida, me senti como se um filminho passasse na minha cabeça e concordo 100% com o que foi dito sobre ela. Parabéns <3

    ResponderExcluir
  2. Muito bom texto, Elipse. Me senti abrindo o jornal O GLOBO de domingo e lendo essa crônica. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha! muito obrigada, Jubiabá! É assim que me sinto lendo as suas! ❤

      Excluir
  3. Oi, Elipse! eu AMEI seu texto! Adorei a forma que decidiu escrever, muito legal, um dos meus textos favoritos! Se eu achava que a Estrela era de uma maneira, agora concordo totalmente com você! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Letra X! Fico muito feliz ❤ ❤

      Excluir
  4. Oii, Elipse, desculpe a demora em te responder, demorei porque queria pensar no que dizer! E sinceramente, eu AMEI COMPLETAMENTE a personagem que você criou para o meu pseudônimo, alguns momentos tão certeiros que me perguntei se você me conhecia antes de escrever. As mechas encaracolados e a parte da tagarelice foram as que mais gostei.
    Lembro que na primeira vez que li ontem até me emocionei, foi lindo!

    Obrigada por isso!!!!! Eu que pensei não receber nenhum texto para meu pseudônimo, fiquei muito feliz em poder ler o seu!

    obs: você era uma das pessoas que pensei em escrever também, aqui existe muitos escritores incríveis, então o destino quase nos uniu nessa escrita aqui hehe

    Beijos, Estrela!

    ResponderExcluir
  5. Ahh, que bom que gostou!! Você foi a primeira que pensei em escrever, nem preciso dizer o porquê, o texto já diz tudo rs! Beijinhos ❤ ❤

    ResponderExcluir
  6. Elipse, eu gostei muitão do texto! Achei que combinou demais as referências praianas em torno do pseudônimo, até porque a gente encontra a estrela do mar justamente nesse ambiente. Eu super concordo com você em todas as características da personalidade dela. Sempre a imaginei do mesmo jeito!
    Parabéns por mais um lindo texto! Mil abraços apertados <3

    ResponderExcluir
  7. Elipse, adorei seu texto!! Achei muito fofo e gostei muito do contexto que você deu para a história. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. Elipse, parabéns pelo texto! Gostei demais da construção de uma narrativa em volta da descrição. Ambientou o leitor e deu credibilidade a cronica. Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  9. Elipse, achei seu texto incrível! A descrição de Estrela do Mar possui uma sensibilidade única, consegui a imaginar perfeitamente no seu texto!

    ResponderExcluir
  10. Elipse, que ambientação legal no seu texto! Eu também vejo a Estrela do Mar como alguém que gosta de fazer várias coisas simultaneamente, e acaba se atrapalhando, às vezes (mas quem não?).

    ResponderExcluir
  11. Cara, eu adorei seu texto, a parte do churro confesso que me arrancou um sorriso do rosto, muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Amei o texto, Elipse! A forma como você fez a ambientação e descreveu o cenário me fez visualizar tudo de uma forma tão incrível. Ri quando falou da legenda da foto do Instagram hahahah. Parabéns, ficou ótimo!

    ResponderExcluir