quinta-feira, 11 de março de 2021

A primeira é sempre inesquecível

Tudo na vida tem uma primeira vez. O primeiro beijo, o primeiro amor, o primeiro emprego, a primeira transa... e a primeira aula de uma determinada matéria. Não foi diferente com aquela matéria. O nome já era altamente sugestivo: Oficina de leitura e produção textual. Vamos ler vários textos? Escrever?. E o professor? Como bom curioso que sou, fui pesquisar seu nome,Felipe Pena, no Google( Meu Deus! Ele tem até perfil na Wikipédia!) e, para seguir uma tradição que tenho ao conhecer as pessoas, fui procurar qual era seu time de futebol( Ufa, é vascaíno! Não sendo corintiano , palmeirense ou são paulino, já está ótimo). 

E, então, chega o dia da aula. Um suspense leve antes com o link sendo enviado aos 45 minutos do segundo tempo, mas, nada que comprometesse. Eis que, enfim, começa a aula. O professor explica toda a dinâmica de funcionamento da aula, o blog, as crônicas , as questões de psicanálise e tudo mais. Gostei muito, confesso. Pensei em uns trinta nomes para o meu pseudônimo e pensei em vários temas para textos( queria falar sobre minhas paixões , dores, meus ídolos,de futebol, do meu time e da cidade de Santos na qual tenho minhas raízes, mas, até agora, esses textos ainda não saíram).

Por fim, não poderia deixar de falar daquilo que mais me marcou na aula. Logo que entrou o professor, meus olhos se voltaram pra sua camisa. E lá , estampada na camisa, estava ela, quem eu sempre admirei, mulher , guerreira, militante, companheira de Luís Carlos Prestes,enviada covardemente pela ditadura getulista para Gestapo, Olga Benário. A partir daí , passei a me interessar mais pela matéria e a admirar o professor, com quem espero, no futuro, estar na luta gritando: Olga Benário, Presente!

Obs: Espero ansiosamente pelas próximas camisas!


Jubiabá


11 comentários:

  1. Oi, Jubiabá! Adorei seu texto, principalmente o final. Tirando a parte camisa, o resto me lembro das mesmas coisas. Confesso que antes da aula também dei uma pesquisada no professor, rs.

    ResponderExcluir
  2. O dilema do pseudônimo. rs
    Eu também fico ansiosa a cada aula para ver as camisas.

    ResponderExcluir
  3. Sim, Jubiabá! As camisas, junto com os comentários sobre os textos e o conteúdo psicológico, são o que mais gosto na aula.

    ResponderExcluir
  4. Jubiabá não sabia das camisas, acredito que deva ser por ter chegado atrasada na aula. Fiquei curiosa sobre as camisas ... De resto me recordo também!

    ResponderExcluir
  5. Adoro seus textos, Jubiabá! É incrível a capacidade que você tem de se expressar através das palavras!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jubiabá! Você escreve muito bem! Acho que conseguiu resumir bem a aula! Adorei o texto, parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto! Gosto da forma como você envolve quem está lendo no texto, e como vc consegue mudar o tom do texto rápido.

    ResponderExcluir
  8. A camisa me chamou muita atenção também , Jubiaba! Confesso que pensei em vários pseudônimos igualzinho a você, parabéns pelo texto. Achei que você trouxe aspectos bastante pertinentes em relação a aula e ainda contou sua perspectiva antes e durante a aula.

    ResponderExcluir
  9. Jubiabá, amei o texto. Sempre gosto muito deles. Como você comentou no meu texto, eu não lembrei da camisa. Obrigada por resgatar essa memória e traduzir no seu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Amei muito o texto, parabéns por uma construção tão pessoal e cheia de detalhes <3

    ResponderExcluir
  11. Jubiabá, gostei muito do seu texto, que apesar de sua brevidade não perdeu em boas ideias. Admito que também gostei das ideias das camisas, mesmo que eu não ter reparado no primeiro dia tão bem quanto você!

    Beijos, Estrela!

    ResponderExcluir