quinta-feira, 18 de março de 2021

Breve Alívio

 Ao ser embutida a tarefa de realizar um texto sobre a observação de uma imagem, logo

pensei "E agora? Não sei para o restante da turma, mas este será mais um tema

particularmente difícil para mim." No entanto, indo para o final da aula já estava me

acostumando com a ideia de escrever sobre a figura de um palhaço, que por acaso, é o

Coringa (filme que, infelizmente, não assisti mas gostei dos spoilers do professor). Nesse

momento, ele nos alerta, não exatamente com essas palavras, porque o que o tema da

semana passada me mostrou foi o quanto a minha memória está ruim, mas era algo como:

quem quiser pode usar a legenda abaixo da imagem, mas saiba que será um campo muito

mais minado para quem escolher, porque a citação complexifica a mesma, havendo

distintas interpretações para o mesmo objeto. Fiquei mais preocupada ainda, "e agora?"

Diria então que decidi me arriscar.

Essa representação me causou algumas sensações. Primeiro, o estranhamento, oras, um

palhaço aparentemente triste e fumando não é o imaginário que costumo ter. Segundo, a

angústia após perceber o porquê estava tão melancólico, o que me deixou pensativa, eu

finalmente o entendi melhor. Terceiro, a agonia. Ele não parecia ter a opção de escolher

quando iria gargalhar ou não. Isso me remeteu a minha sensação de impossibilidade com

algumas situações, como ele, nem sempre me sinto senhora dos meus próprios atos. Com

as minhas repetições diárias, consigo compreender mesmo que rasamente o quanto ele

deve sofrer com o seu distúrbio.

E o mais engraçado é que ele não parecia feliz e descrevê-lo como a "ascensão de um

palhaço" vinculado a foto, parecia contraditório para um comum, mas esse foge

completamente do imaginário popular, pois, além de fazer sorrir, um comediante precisa

fazer-se verdadeiramente engraçado e genuinamente feliz com o que é. Seria possível uma

pessoa incapaz de se controlar ser feliz? Nesse caso, penso que talvez a grande vitória

desse personagem seja ter o total controle sobre as suas próprias expressões, nem que

seja demonstrando o quanto isso é terrível, por um breve momento de um click.

Essa parece uma ótima teoria, mas só não digo infeliz, porque soaria maldoso.

Estrela do Mar

21 comentários:

  1. Oi, Estrela do Mar, então, seu texto não é ruim, porém acho que você partiu pra uma linha muito direta, quase como uma resposta de prova. Tente metaforizar mais seus textos, pois você tem ideias e concepções muito boas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jubiabá, Obrigada por seu comentário! Realmente, após ler os outros comentários também, percebi que realmente fui muito direta. Eu tentarei melhorar isso para os meus próximos textos, já que este é um ponto que possuo dificuldades, espero conseguir!

      Beijos, Estrela!

      Excluir
  2. Estrela, acho que se você tivesse focado em desenvolver a teoria que você criou no texto teria ficado melhor. Concordo com o Jubiabá, ficou muito direto, sem emoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oii Elipse, Obrigada por seu comentário! Você que leu me diria qual teoria do meu texto? Cada pessoa que lê entende uma coisa diferente e admito que tive dificuldades em abordar este tema. Espero melhorar nos próximos!

      Beijos, Estrela

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oii Renascida das águas! Realmente faltou uma metáfora, mas agora já passou e não tem jeito. Espero que consiga melhorar nos próximos!

      Beijos, Estrela!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi estrela, Gostei do seu texto, mas para mim, seu texto começou a fazer sentido partir do segundo parágrafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Estrela Tetê, Obrigada pelo seu comentário!

      Sério? Eu geralmente sempre ponho uma introduçãozinha antes, acho que é uma mania minha, espero que entenda melhor nos meus próximos textos! Até!

      Beijos, Estrela!

      Excluir
  6. Oi, estrela! Adorei o texto, mas gostaria de ver mais emoção, uma metáfora completaria seu texto perfeitamente! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Letra x do alfabeto, obriogada pelo seu cometário! Pelo o que estou percebendo é unanime sobre meu texto precisar de uma metáfora rsrs

      Espero melhorar nesse quesito para os próximos textos.

      Beijos, estrela!

      Excluir
  7. Oi, Estrela! Seu texto é bastante correto e coerente, porém gostaria de ter visto mais emoção! De qualquer maneira, não é uma critica pois é algo que eu gosto, mas não é essencial em uma cronica, ainda mais em um tema tão dificil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rato Guarana, obrigada pelo seu comentário! Realmente esse foi um tema difícil, mas apesar disso, aprendi com ele que preciso por mais emoções nos meus textos e de certa forma isso não foi de todo ruim. Espero alcançar esse nível de emoção nos meus próximos textos.

      Beijos, Estrela.

      Excluir
  8. Achei boa sua abordagem, mas acredito que faltou entrar mais no emocional, no psicológico, que é tão bem retratado no Coringa e no quadro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, obrigada pelo seu comentário! Realmente este foi um questão que melhoraria meu texto, mas como já disse, agora não posso fazer mais nada para este já publicado. Espero melhorar no próximo!

      Beijos, Estrela!

      Excluir
  9. Oi estrela, obrigada por me mostrar mais uma lado que não tinha visto no quadro. Reparei através do seu texto o viés da impossibilidade do controle sobre si, realmente deve ser angustiante não tê-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Iris, obrigada pelo seu comentário! Realmente é uma situação muito angustiante, não desejo a ninguém... :(

      Beijos, Estrela!

      Excluir
  10. Estrela, gostei do texto. Mesmo que tenha escrito de uma forma direta, suas emoções e seus sentimentos em relações ao quadro foram muito bem descritas! Parabéns! Abraços <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tessa, estou respondendo só agora os comentários dos meus textos, mas espero não ser tarde demais! Obrigada pelo seu comentário. Fico feliz que tenha gostado apesar de eu ter sido mais direta e menos meteórica como solicitado. Beijos! <3
      Excluir

      Excluir