quinta-feira, 25 de março de 2021

Carta para meu irmão de mãe diferente

 Muito pensei sobre a quem dedicaria este texto. Para alguém tímido e introvertido como

eu, dizer o que acredito sobre alguém, que não seja a mim mesmo, é um desafio curioso.

Entre algumas opções que vieram brevemente na minha mente, apareceram a geminiana

indecisa Maria Antonieta, a filósofa Ellis Bell e a bem humorada Paty Maionese.

Entretanto, resolvi escrever sobre você, quem eu fui separado na maternidade, meu

irmão Jubiabá.

Sinto que entre todos os escritores, logicamente é com quem eu me aproximo mais.

Compartilhamos de muitas coisas em comum, como o nosso amor pelo esporte,

principalmente o futebol, o jeito de escrever os comentários nos textos, a opção sexual.

Embora nunca tenha passado por algum infortúnio como o problema da polícia pará-lo

no ônibus, já tive meu Guizinho e tenho os meus queridos dindos da vida. Logo, me vi

um pouco em sua pessoa.

Poderia escrever sobre coisas mais simples, como o fato de acreditar que você tenha

preferência por comida salgada a doce, que azul possa ser sua cor favorita, embora goste

bastante de vermelho também ou até mesmo que prefira Friends a How I Met Your

Mother, embora particularmente ache um crime.

Todavia, escrevo baseado nas minhas experiências. Por exemplo, imagino que deve

ficar puto, quando o Santos joga mal, independente do resultado, porque o futebol

jogado bem bonito é tão necessário, quanto a vitória. Você sente, quando vivencia um

caso de injúria, apesar de termos sido ensinados a demonstrar força e superioridade,

mesmo quando achamos não ter sanidade e estômago para isso. Não esquecendo do

lado amoroso, ainda deve se autosabotar quando começa a gostar de alguém, porque é

muito mais difícil para pessoas como nós, principalmente quando não sabemos a opção

sexual do outro.

Uma pena a pandemia existir, neste exato momento em que começamos nossa aventura

estudantil na faculdade, nos impedir de nos encontrar, tão pouco poder te dar um

abraço, mas quando tudo acabar, te espero na Cantareira para tomarmos uma boa gelada

e discutir qual time é maior: o meu tricolor ou seu alvinegro praiano.

 Fique bem. 


Modo Anônimo

25 comentários:

  1. Modo, gostei muito do seu texto! Achei tão verdadeiro e pude sentir de fato uma conexão entre vocês dois! E para com isso porque na Cantareira vai estar toda a turma junta, hein... Aliás, também vou querer defender meu mengão... Obrigada pela breve homenagem para mim no início do texto hahaah adorei!! (e Friends > How I Met Your Mother)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Ellis, pode deixar! Todos convidados (obs.: How I Met Your Mother aprimorou a ideia de Friends!)

      Excluir
  2. Oi Modo, achei linda demais a sua representação do Jubiabá. Você trouxe muita verdade e emoção em suas palavras e para mim, isso fez toda a diferença, porque você não só o descreveu, mas explicou a razão pela qual o escolheu para esse tema. Parabéns pelo texto maravilhoso, gostei muito muito muito!
    PS: Fiquei lisonjeada por ter sido considerada como opção <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, Maria! Fico feliz que tenha gostado do texto. Seria bacana ter este tema novamente para escrever sobre você. :)

      Excluir
  3. Modo, me faltam palavras pra descrever o que senti ao ler esse texto. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado!!! Eu pensei muito em escrever sobre você, mas, ao começar o texto, vi que estava em muito momentos, acabei me descrevendo de tão parecido que somos ou acho que somos. Aguardo ansiosamente pela gelada na cantareira para que eu possa, enfim, te convencer que o meu alvinegro praiano, o glorioso Santos Futebol Clube é o maior do Brasil, da América e, talvez, do mundo.Mas, apesar disso, saiba que admiro muito o seu tricolor. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, eu tenho que discordar de você. O próprio 4x0 do meu tricolor em cima do peixe, já diz muita coisa! hahaha. Os maiores clubes desse país sem dúvidas!

      Excluir
  4. Oi, Modo! Adorei o texto, cheio de sentimentos! Entretanto, não acho que a cor preferida de jubiabá seja azul, eu arriscaria o vermelho mesmo! Parabéns, muito legal de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, letra x! Pode ser que sim mesmo, quando penso no Jubiabá também lembro do vermelho, mas azul é uma cor tão serena... acho que o representa bem.

      Excluir
  5. mano, maneiro a maneira que cê botou o texto pra cima de forma sentimental. mas friends e how i met your mother são ruim d++++ *to brincando, mas é minha opinião kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Modo Anonimo , durante a leitura do seu texto, fica evidente o quanto é verdadeiro o seu carinho pelo nosso querido Jubiaba. Com certeza ele ficou muito feliz com a sua homenagem , e não é pra menos. Além disso, o fato de você ter tocado em temáticas como a luta por igualdade e o amor pelo futebol deu muita credibilidade a sua crônica, já que o Jubiaba sempre os aborda. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Modo, que linda homenagem a Jubiabá! Me emocionei lendo pela pessoalidade e carinho contidos no texto!

    ResponderExcluir
  8. Modo Anônimo, adorei! Achei que você apresentou a personalidade do Jubiabá de uma forma muito sincera e que essa sinceridade pode ser vista durante todo seu texto! Gostei demais das descrições que propôs, porque a cada texto que lia acabava juntando mais peças do pseudônimo e o toque final foi com você para completar a imagem que tenho na cabeça agora.
    Parabéns! Mil beijos e abraços <3

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu texto, Modo! Escrevemos sobre o mesmo pseudônimo e concordamos em alguns aspectos, principalmente com o amor pelo futebol, que talvez seja a característica mais marcante do Jubiabá.
    Tenho apenas uma observação, que é quanto ao termo "opção sexual" que você usou, o certo seria "orientação sexual". Me perdoe por ser um pouco chata nisso, mas acho importante as pessoas saberem.
    Fora esse pequeno detalhe, seu texto foi muito bom. Adoro como sua escrita flui. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Honey. Fico feliz que tenha gostado do texto e obrigado pela militância necessária. Geralmente não uso este termo, mas acaba sendo tão comum no nosso dia-a-dia, que acabei utilizando em meu texto sem nem dar conta. Ficarei mais atento na próxima :)

      Excluir
  10. Nossa!!! Quanto sentimento num texto. Jubiabá, no final da disciplina você terá que acabar com o mistério e revelar sua identidade. Quero muito ver o encontro de vocês!!! Amei o texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Estrela! Quando toda essa situação de pandemia acabar, quero encontrar todos!

      Excluir
  11. Mt bom o texto man, gostei demais, senti q o texto foi bem pessoal e direto pro Jubiabá, foi mais como uma carta pra um amigo do q um texto descrevendo alguem, e ISSO É BOM! Aliás, HIMYM >>>>> Friends

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Homem Macaco. Parabéns pela sensatez de preferir HIMYM!

      Excluir
  12. Adorei o seu texto! Deu pra sentir uma verdadeira identificação e admiração, por isso a descrição pareceu tão sincera. E concordando com a Ellis, Friends maior e melhor hahaha

    ResponderExcluir
  13. Modo anônimo, suas palavras representaram o Jubiabá com grande sinceridade. Você construiu seu texto de uma forma que só poderia ser feita com essa conexão que se tem com um amigo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Modo, gostei muito do seu texto! Achei muito legitima e bem elaborada a sua versão de Jubiabá, como seu irmão perdido na maternidade. Referências muito boas e texto muito fluido! Parabéns!

    Beijos, Estrela!

    ResponderExcluir