quinta-feira, 11 de março de 2021

Montanha Russa

Desde a minha infância, levo a vida como uma grande montanha russa de expectativa e realidade. Não consigo dizer se é algo bom ou ruim, fato é que a Universidade Federal Fluminense não escapou desse meu parque de diversões mental. Nem você, professor.

Creio que a maioria dos meus colegas, assim como eu, tenha escutado muito sobre ser doutrinado, lidar com professores "esquerdistas", e tomar cuidado para não sofrer uma lavagem cerebral ao entrar na nossa amada faculdade. Bom, diferente do que esperavam os autores dessas sandices, essas frases fizeram o meu carrinho de expectativa atingir um nível altíssimo. Não por desejar ser alienado ou algo do gênero, mas por entrar em um espaço onde o professor tem autonomia e liberdade para falar sobre os mais variados assuntos sem medo do silêncio.

E então adentramos no tema desse texto, o primeiro encontro da Oficina de leitura e produção de texto.
Ao acessar o link, me deparo com um rapaz vestindo uma linda blusa de Olga Benário, um boné soviético e que com poucos minutos de aula, já nos presenteia com um desabafo de descontentamento em relação ao desgoverno atual. Já inquieto pela expectativa, naquele momento eu finalmente me debruçava sobre a tão esperada realidade. Como era linda. E por incrível que pareça ela foi ficando mais bonita. Ao apresentar a dinâmica do blog, aquele rapaz libertou um escritor que por muitos anos se escondeu aflito pelo julgamento. A ideia do pseudônimo entrou na minha cabeça como uma luva entra na mão de um goleiro.

Confesso que gostaria de lembrar mais sobre as teorias psicanalíticas que o senhor nos apresentou, mas, ainda assim, meu cérebro consegue acessar em algum cantinho da memória todo encantamento com esse assunto completamente inédito na minha cabeça. Me recordo menos ainda dos exemplos utilizados envolvendo os alunos, aliás, lembro sim da Júlia se metendo no meio do prematuro casal Douglas e Kezya.

A grande questão pra mim é que, diferente da minha vida, nossa primeira aula manteve uma assustadora
linearidade em relação à expectativa e realidade. Essa oficina é exatamente o que eu, pessoa travestida de Rato guaraná, esperava do curso de Jornalismo. Não, a montanha russa não parou de dar loopings na
minha cabeça. Mas, terça-feira, por uma hora, ela estaciona e descansa. Talvez alguém faça a
manutenção, para que às 17 horas ela volte a andar.

Rato Guaraná

21 comentários:

  1. Rato, amei o texto! Essa analogia com montanha russa foi muito boa! Eu não lembrava nem da blusa e nem do boné. Valeu por lembrar!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto e pela riqueza de detalhes. Não estava nessa aula, infelizmente. O mais legal é que no dia que eu participei ele também usou a Kezya como cobaia da aula. hahaha

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! A comparação com a montanha russa foi muito perspicaz. Sobre o exemplo, acredito que o caso do Douglas com a Julia e a Kezya foi na segunda aula e não na primeira.

    ResponderExcluir
  4. Rato, gostei tanto do seu texto! No texto anterior eu comentei sobre alguns erros gramaticais e você falou que ia revê-los e nesse texto eu não tenho o que criticar!
    Parabéns demais, Rato! Adoro o jeito que você escreve e gostei muito da analogia com a montanha russa e adorei o final seu final!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ellis! Procurei consertar esse aspecto gramatical mesmo. Muito obrigado pelas palavras!

      Excluir
  5. Sou muito seu fã, Rato Guaraná! Mais um baita texto, fantástico!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, rato! Adorei seu texto! Gosto muito da forma que você escreve, muito fácil de ler! Não lembrava do boné que o professor estava usando e nem dos exemplos que deu! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Letra X! Fico feliz que você goste, mesmo!

      Excluir
  7. Rato, gostei muito do texto, acho você um dos melhores escritores do blog! Você escreve de uma forma que sempre deixa os seus textos interessantes até o fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po, cara! Muito obrigado mesmo pelas palavras, fico muito feliz!

      Excluir
  8. Rato Guaraná, que incrível! Seu texto tratou muito bem dos detalhes da aula e dos seus sentimentos, adorei o jeito que você demonstrou eles com naturalidade e com as metáforas ! Sensacional, meus parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Rato Guaraná, amei o texto. As duas frases finais fecharam o texto com chave de ouro. Sobre a aula, eu realmente não lembrava sobre a camisa. Obrigada por me relembrar! Enfim, adorei muito. Parabéns <3

    ResponderExcluir
  10. Escrita marcante, metáforas bem pensadas e finais sempre interessantes já viraram sua marca registrada, Rato. Como sempre, vou ser incapaz de fazer críticas ao seu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Rato, amei o texto!

    "A ideia do pseudônimo entrou na minha cabeça como uma luva entra na mão de um goleiro.", não sei exatamente porque mas essa foi a parte que mais gostei. Nela percebi que tem certas coisas que parecem tão boas e perfeitas que se adaptam totalmente as nossas vidas, como uma luva na mão de um goleiro ou a aula de oficina para você.
    Seus textos são sempre muito bem construídos e expressivos, por isso digo que o escritor que estava adormecido em você, finalmente acordou!

    Beijos, Estrela1

    ResponderExcluir