quinta-feira, 11 de março de 2021

Terça-feira, 02 de fevereiro de 2021

Depois de muito pensar em como começar esse texto, lembrei de uma definição de memória que li esses dias em alguma rede social, na qual dizia que memória não é sobre o tempo que você permanece em uma história, mas sim o tempo que essa história permanece em você. Pode parecer uma introdução sem sentido e bem clichê quando o objetivo dessa escrita é apenas contar o que eu lembro do primeiro dia de aula de oficina de leitura e produção textual, mas talvez vocês entendam no final.

Primeiramente, lembro de essa ser a única disciplina vazia no classroom. Sem link do meet, sem atividades e sem programa de curso. A aula estava marcada para começar às quatro, mas já eram quatro e dez e nada do professor aparecer (o que para nós, alunos, no primeiro dia de aula, só aumentou a ansiedade). Finalmente apareceu! No meu celular não parava de chegar mensagens. “Cara de comunista” comentaram no grupo da turma. “Finalmente um professor esquerdista igual falam ter nas federais, ufa!” outra comentou. “Bonito ele, né?” comentaram também. Foi só o professor explicar a dinâmica da matéria e em alguns minutos todos já a tinham como favorita. Ele explicou sobre o blog, pediu para lermos as crônicas da turma passada, escolher nossos pseudônimos e sortear o novo administrador da página. Lembro de todo mundo rindo no chat quando ele disse que queria ver sangue quando começássemos a comentar os textos. “Ninguém vai saber quem são vocês, os pseudônimos que estarão comentando”. A aula não durou nem cinquenta minutos, mas rendeu assunto durante a semana.

Isso é tudo que eu lembro. Pode parecer pouca coisa escrevendo aqui, mas quando parei para pensar nesse dia passou um filme na minha cabeça. Faz mais de um mês e muita coisa mudou de lá para cá. Os textos que escrevi aqui, as amizades que não imaginei ter, as risadas e aprendizados durante as aulas...Talvez ninguém se lembre de mim naquele dia. Talvez o professor não se lembre. Talvez meus colegas não se lembrem dos meus comentários. Mas tudo bem, pois eu lembro. Eu guardei esse filme. E é sobre isso, porque como eu disse no começo, memória é sobre o tempo que essa história permanece em mim. Sinto que depois dessa crônica vai permanecer por muito mais.


-Elipse

11 comentários:


  1. Nossa! Também lembro perfeitamente dos comentários nos Whatapp
    Acho que foi unânime lembrar do atraso do professor. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Elipse, gostei muito do texto, principalmente da introdução sobre memória que você fez. Eu tinha esquecido da conversa no grupo da sala. Fui até olhar as mensagens para conferir - igualzinho o que você escreveu mesmo. Agora relembrei, obrigada! Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Elipse, gostei tanto do seu texto! Fiquei tão feliz lendo ele e lembrando do início do ano, quando ninguém se conhecia ainda direito e quando todos estavam ansiosos para o começo desse novo ciclo. Com o seu texto eu cosnegui sentir tudo isso de novo.
    Parabéns pelo texto, você passou não só memórias, mas sentimentos também. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  4. Que texto incrível, Elipse! Adorei o jeito como começou, a explicação sobre memória foi muito boa. Todo o texto, na verdade!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Baita texto, Elipse. Senti falta de mais recordações, como a camisa,etc, porém nada que tirasse o brilhantismo de sua palavras

    ResponderExcluir
  6. Oi, elipse! Uau, eu amei o seu texto! Você conseguiu transmitir muito bem seus sentimentos! Adorei a forma como você escreveu, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Caramba, Elipse! Baita texto, mesmo. Além de não achar nada clichê, gostei muito da sua introdução e da forma que você abordou ela no final. Sobre as lembranças, realmente, a aula foi curta mais rendeu assunto antes e depois pela semana inteira. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Elipse, adorei a introdução sobre o significado de memória e a retomada do assunto na conclusão. Foi uma boa forma de complementar seu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Ei, Elipse! Muito bom, amei o jeito que você mesclou seus sentimentos aos acontecimentos da aula, ficou bem distribuído. Adoro seus textos, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Elipse, adorei a forma com que você transformou um tema tão difícil e que exigia descrição em algo tão poético. Você é uma verdadeira artista, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Elipse, como já dito por mim, adoro seus textos! Sempre muito bem construídos e expressivos. Me sinto inundada por cada sentimento que você quis passar, é maravilhoso. Obrigada por isso.

    Beijos, Estrela!

    ResponderExcluir