quinta-feira, 11 de março de 2021

Maria Antonieta e o Desespero do Pseudonimo.

 Era uma terça-feira quase normal. Não completamente normal já que era minha

primeira semana de aulas da faculdade, mas era quase normal. O clima estava normal:

era fevereiro e fazia calor. Minha rotina estava normal: eu fazia minhas obrigações

enquanto escutava música, bebia água na minha garrafa de suporte emocional e falava

mais do que devia para pessoas que eu não conhecia. Até minha aparência estava

normal: As ondas do meu cabelo recém lavado secavam, minha pele tão branca ardia

devido à exposição ao sol de verão no final de semana anterior e eu usava meu pijama.

Sou caloura e estava realmente ansiosa pela aula, estranhava as diversas salas e links do

Google Meet, mas dava o meu melhor para atender às aulas no horário certo.

‘’Entrei mas não achei nada’’ – Fernanda deu inicio ao nosso problema

‘’Será que ele postou o link errado?’’ – perguntou a Júlia no grupo do WhatsApp

‘’Vai ter aula mesmo?’’ – o Bernardo externou nossa dúvida

Bem, de alguma forma, encontramos uma forma de entrar naquela aula. Estavamos

todos lá, os vinte e poucos alunos e um professor que me impressionou com tantas

qualificações e uma missão quase impossível: achar um pseudônimo. Quero dizer, tudo

que foi passado durante a aula me parecia complicado: a exposição de um texto que

todos podem ler e devem criticar e os temas que sempre seriam tirados de meus

pensamentos mais íntimos; o pseudônimo, porém, foi o que realmente tirou meu sono.

Como esse professor poderia esperar que eu achasse, dentre tantas opções, um único

pseudônimo que me representasse? Eu sou geminiana, não consigo decidir nem o que

vou comer de almoço!

Apesar de toda a insegurança e indecisão, me afeiçoava cada vez mais pelos meus

colegas. Nesse dia ficamos todos nervosos com o silencio constrangedor no inicio da

aula, rimos juntos das piadas feitas em aula e comparamos a metodologia de ensino a

Gossip Girl. O professor, no final das contas, acabou ganhando minha afeição também;

entendi que a confusão com os links é bem normal e estar cursando jornalismo envolve

escrever assuntos muito pessoais e acabar se expondo (mesmo que sob o escudo de um

pseudônimo).

A aula acabou, e para minha felicidade, mais cedo do que o esperado. Me dei conta que

a matéria seria uma das minhas favoritas. Enchi o saco de todos que eu conhecida pelos

próximos dias para me ajudarem a encontrar um pseudônimo... meu pai sugeriu

‘’Ursinha’’, meu amigo adorou ‘’Olivia Carolina’’ e o garoto que eu já gostei falou que

‘’Lirio do Campo’’ combinava comigo. Atualmente escrevo como Maria Antonietta,

mas ainda guardo comigo as memórias que poderiam ser da Ursinha/Lirio do

Campo/Olivia Carolina.


Maria Antonieta 

12 comentários:

  1. Maria, amei sua forma de contar como foi esse primeiro dia. Não se perdeu no tema em nenhum momento, soube misturar o objetivo da crônica com uma narrativa bem poética. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Uau! Uma riqueza de detalhes. Amei a versão não só da aula, mas do dia também.

    ResponderExcluir
  3. Maria, também senti o mesmo quando soube que teria criar um pseudônimo tive muitas dúvidas. Sou muito indecisa também, pensei muito
    e mesmo assim nem sei se realmente consegui um nome que me representasse adequadamente! Não me lembro do atraso do professor, pois cheguei tb atrasada rs, mas vi que a maioria falou sobre, acredito então que tenha sido assim mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu texto, Maria! Adoro a forma como você escreve!
    Você lembrou do desespero do link hahahah foi um surto coletivo quando não tinha nada na hora da aula!
    Gostei muito do final do seu texto quando você fala dos seus outros possíveis pseudônimos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a forma como você abordou o tema, Maria. Seu texto ficou muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Maria! Adorei seu texto, muito interessante, muito legal de ler! Não me lembrava da questão do whatsapp! Também fiquei muito em duvida quanto ao meu pseudônimo! Parabénss!

    ResponderExcluir
  7. Amei, simplesmente isso. Sensacional. Seu texto é rico demais em detalhe, sentimentos, fatos e sensações.

    ResponderExcluir
  8. Incrível, Maria! Gostei muito do seu texto, a forma que você escreve deixa a leitura bem fluída. Lembro bem da correria que foi no whatsapp, enfim, espero que a gente fique por dentro tanto das memórias da Maria quanto de todos os outros pseudônimos!

    ResponderExcluir
  9. Que texto incrível! A parte do geminiana me identifiquei também. Só quem é sabe, o quanto a indecisão nos domina hahahaha

    ResponderExcluir
  10. Ei, Maria! Gostei demais do seu texto, a fluidez é muito boa e os acontecimentos foram muito bem relatados! Parabéns, mais um texto incrível!

    ResponderExcluir
  11. Maria Antonieta, sempre amo seus textos e esse não foi diferente! Uma leitura muito gostosa. Não lembrava da comparação do Gossip Girl, mas a conversa pipocou na minha cabeça depois que li no seu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Maria Antonieta, amei o seu texto! Conseguiu explicar o que se lembrava da primeira aula por meio de seus pensamentos particulares sobre o seu dia, a matéria, o professor e a turma, Adorei! Texto muito bem construído e criativo! Parabéns!

    Beijos, Estrela!

    ResponderExcluir