quinta-feira, 18 de março de 2021

João, o palhaço Coringa.

Boa noite moço(a),

Sou João Lopes da Silva. Assim como muitos, sou só “mais um Silva que a estrela não brilha” lá de Itaquera , zona leste da maior cidade do Brasil. Filho de Exu. Não tenho herdeiros, nem esposa e nem mesmo um primo distante. Como bom morador da periferia paulistana, sou corintiano, maloqueiro e sofredor( Graças a Deus!) e o Timão tem sido, ultimamente, o único motivo das minhas raras alegrias. Trabalho, diariamente, num dos maiores circos da cidade de São Paulo. Sim, eu sou palhaço, transmito alegria para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Mas, o que essas pessoas talvez não saibam é que eu, tão feliz e dono de si nos palcos, sou, no fundo, um baita de um infeliz.

Minha vida é terrivelmente monótona. Acordo, tomo banho e vou tomar meu café na mesma padaria, todos os dias. Na volta, passo em frente a linda e grandiosa Arena Corinthians( Como bom crítico do futebol moderno, me recuso a chamar de Neo Química Arena) e me pergunto se um dia terei dinheiro e  companhia pra entrar e assistir a um jogo do “Coringão”. Leio a Folha de São Paulo, assisto ao SPTV e, quando vejo, já está na hora de almoçar. Depois de comer, parto pra labuta, trem da CPTM, metrô, ônibus e, enfim, chego ao Itaim Bibi, onde fica o circo no qual o João solitário sai de cena pra dar lugar ao palhaço Coringa. No meu show, as risadas e aplausos do  público, atualmente, já me soam muito  falsos e forçados. No retorno pra casa, ao descer as escadas da estação de trem, fumo meu cigarro e, depois, bebo minha branquinha na barraca do Seu Manoel, afinal, não há problema nessa mundo que uma boa cachaça não possa resolver. 

Eu ,assim como Exu, sou  da gira , do povo , das ruas e encruzilhadas, malandro e marginalizado. Mas, não perco a esperança. Ainda sonho com uma vida melhor, com uma esposa, com filhos, com maior reconhecimento do público, da mídia , do povo, com uma casa no Guarujá, com aplausos sinceros, com risadas verdadeiras, com charutos cubanos e ternos de linho, com a verdadeira ascensão do palhaço Coringa e de outros. E, pra completar, com o Corinthians tri campeão mundial. Vai, Corinthians! Laroyê, Exu! Mojubá,Axé!

 

Quem me protege não dorme,

Jubiabá

15 comentários:

  1. Jubiabá, assim como todos os seus textos, eu amei esse também! Apesar das visões muito diferentes que tivemos do tema, eu gostei muito do seu texto. Você escreve sempre muito bem, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Jubiabá, você trouxe uma interpretação e visão a imagem que eu jamais teria pensado! Ter trazido o palhaço para um personagem do cotidiano foi sensacional. Gostei muito, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Cara, gosto demais do jeito que você escreve, sempre. Muito obrigada pelo texto!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, amei!! Concordo com a Asas de Ícaro, foi sensacional essa ideia! Parabéns por esse texto incrível!!

    ResponderExcluir
  5. O texto em si está maravilhoso, porém não conseguir sacar muito bem a metáfora com o quadro. Acho que poderia ter a explorado melhor.

    ResponderExcluir
  6. Seu texto foi brilhante, trouxe uma interpretação diferenciada. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jubiabá! Consegui enxergar perfeitamente o quadro! Adorei a forma como decidiu escrever, ficou incrível a história! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Jubiabá, você é um gênio! Senti com um texto de poucas linhas tantas sensações que nem consigo descrever. Parabéns pelo seu trabalho impecável e tocante, eu amei.

    ResponderExcluir
  9. O texto já começa bom depois de uma referência dessa, extremamente pertinente, fazendo alusão a um dos melhores funks já feitos . Depois disso, uma aula de criatividade pra contar a história de mais uns dos muitos "joãos" do nosso Brasil, e que podem perfeitamente se encontrar no quadro proposto. Sensacional, Jubiaba. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Amei as referências, ficou muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  11. Amei as referências, ficou muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  12. Jubiabá, gosto bastante da forma que vc escreve em seus textos. Muito pertinente como vc escreveu e naturalizou o palhaço, sendo os vários "Joãos" em nossa vida!

    ResponderExcluir
  13. Jubiabá, as referências que você usou, construindo essa figura identificável com tantos sujeitos pelo Brasil trouxe uma visão  genial na interpretação do quadro. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Jubiabá, amei o texto, mas isso nem é novidade. Adorei as referências e o fato de você ter escrito como se fosse o palhaço cria uma intimidade que ajuda o leitor a ter uma compreensão melhor sobre o personagem e a imagem! Parabéns! Beijão <3

    ResponderExcluir
  15. Jubiabá, gostei muito do seu texto, suas referências até me lembrou um outro pseudônimo "Filha de Oyá" do outro semestre, foi bem legal lembrar do texto dela que havia lido para entender mais sobre a disciplina, muito bom! Parabéns!

    Beijos, Estrela!

    ResponderExcluir