quinta-feira, 4 de março de 2021

Rede Social do Diabo

 O Instagram é uma arma, que assassina minha autoestima, diariamente.

Os milhares de stories e postagens no feed costumam exercer influência sobre meu ser,

com frequência, mesmo tendo conhecimento de se tratar de um apanhado de conteúdos

convenientes a serem explicitados.

Criou-se um incontrolável pré-julgamento sobre o que é de fato interessante na minha

vivência. A preocupação com os likes está diretamente relacionada, mensurando a

minha vida social, meu corpo e meus interesses.

Toda vez que o amontoado de corpos padrões definidos são jogados sobre a tela do

celular, pela plataforma, caio em constantes comparações à minha realidade, surgindo

insatisfações comigo mesmo e outros "gatilhos"

A partir disso, regulo meus hábitos de maneira sagrada e metódica como um católico

ferrenho. Ir para uma academia é tão importante quanto ir na missa; se alimentar nos

horários e quantidades certas é como seguir os mandamentos de Cristo; cair no pecado

da gula é imperdoável. Se não prosseguir nessa caminhada, a rede social do Diabo vai

continuar a atormentar.

Sou patético, carente e deprimente por sentir necessidade de aprovações de outras

pessoas. Da mesma forma sou, por contribuir com a manuntenção do sistema dos corpos

sarados como padrões de beleza a serem seguidos, aquilo que julgo.

Com ajuda de tratamento psicológico, talvez um dia, tenha equílibrio emocional

suficiente para estar lá, sendo livre das amarras e externalizar todas as baboseiras que

passam pela minha cabeça, sem medo do julgamento humano.


Modo Anônimo

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Modo Anônimo, a caminhada para a autoconfiança e autoestima em relação aos nossos corpos é uma caminhada árdua, mas necessária. Fico feliz por você estar fazendo tratamento psicológico para melhorar isso tudo. Uma dica importante para isso é começar a seguir pessoas que não sejam padrões e que não postem sobre esse conteúdo apenas. O algoritmo das redes sociais pode ser cruéis para essa fase, mas aos poucos você consegue superar isso tudo.
    Entretanto, acho que, em relação ao texto, a auto sabotagem poderia ter ficada mais clara e, no início do texto, acho que as vírgulas antes de "diariamente" e antes de "com frequência", que não deveriam ter sido usadas, mas talvez eu esteja errada também!
    Enfim, boa sorte na sua luta e saiba que no final tudo dá certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elis. Tudo bem? Concordo que a autossabotagem esteja tão clara. Minha ideia foi colocar o ato de acessar diariamente o Instagram mesmo com tantos efeitos negativos sobre mim. Acabei focando mais nos efeitos dela do que nela em si. Melhorarei na próxima. Obrigado pelos toques ;)

      Excluir
  3. Oi, Modo anônimo! Adorei seu texto, hoje em dia o simples fato de entrar no instagram é uma autossabotagem. Consegui notar perfeitamente o que você quis transmitir, para mim ficou clara a autossabotagem! Parabéns pelo texto! Adorei a forma como você concluiu se assumindo hipócrita, afinal, todos nós somos! Sua metáfora de chamar o instagram de arma foi incrível! Entretanto, achei que poderia ter botado um pouco mais de narrativa no texto, acho que completaria bem!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu texto , Modo anônimo!! Você conseguiu transmitir muito bem um sentimento que, creio eu, quase todos temos em relação ao instagram e outras redes onde quase tudo e todos parecem perfeitos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Também tive momentos frustrantes com essa rede social, cheguei a me desligar por completo por um tempo. Não é só o Instagram, a sociedade de forma geral nos cobra, nos dita como deveríamos ser e agir. Devemos nos policiar cada vez mais.


    ResponderExcluir
  7. Modo anônimo, compartilho muito com a ideia de como as redes sociais nos fazem, em pequenos atos, nos questionar e sabotar a nós e as nossas relações. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  8. Seu texto, além de muito necessário, traz uma reflexão, sentimentos, e pensamentos que muitos de nós temos. O instagram, também ao meu ver, é a principal mídia nesse ramo de influência. Isso afeta muitas esferas da sociedade. Gostei muito do texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o seu texto e compartilho do mesmo sentimento. Que um dia isso não nos afete mais. Parabéns pelo texto!!

    ResponderExcluir
  10. Modo Anônimo, ótimo texto! Deu pra sentir na pele essa autosabotagem que influencia milhares de pessoas todos os dias . Como disse Maya,eu espero que um dia isso seja só uma lembrança.

    ResponderExcluir
  11. Modo Anônimo, senti esse texto bater aqui em casa. O Instragram tem esse poder mesmo, a gente fica se comparando com outras pessoas 24/7. Não sei se alguém falou, mas um jeito bom para diminuir isso é não seguir essas pessoas. Aí fica só o pessoal que você conhece. Gostei muito do texto. Parabéns! Abraços <3

    ResponderExcluir
  12. Modo Anônimo, gostei do seu texto, principalmente por ser tão amplo. Acho que todas as pessoas que já usaram o Instagram já puderam sentir esse poder manipulador dessa rede, é triste e injusto mas é real, o Instagram só mostra o que é belo e esconde o que considera "feio" ou fora do padrão. Seu texto teve um ótima reflexão e pude perceber sim a sua auto sabotagem nele!

    Beijos, Estrela!

    ResponderExcluir