quinta-feira, 18 de março de 2021

A foto do palhaço

 Essa foto do Coringa é capaz de trazer sentimentos, sensações e até mesmo lembranças

a mim. Aos que já viram o longa, tem uma noção do que estou querendo dizer, a forma

com que os temas relacionados ao indivíduo são retratados, a visão psicológica que traz

é forte, causando um impacto em quem não deixa os detalhes escaparem.

Partindo para a análise apenas da imagem, o que me chama atenção a princípio é o fato

de ele estar fumando - o cigarro por si só é autoexplicativo, pois demonstra que essa é

uma válvula de escape para seus problemas - e da fumaça sair uma gargalhada, trazendo

um tom de ironia e a melancolia que é a vida, onde muitas vezes o ser humano se

esforça, faz de tudo para o bem de outras pessoas e acaba se perdendo no seu próprio

mundo, ficando preso na solidão, na amargura que é ser aquele que tenta trazer alegria

ao próximo.

A expressão corporal/facial do Coringa, mostra que, após descer a escada e acender seu

cigarro, ele está numa espécie de reflexão sobre o que ele é e quem ele é, mostra estar

compenetrado e pensativo, buscando subterfúgios para seu sofrimento.

O contraste entre o plano de fundo mais escuro e a escolha das cores mais chamativas

na roupa dele também se faz importante, pra destacar o fato de que o papel dele, como

palhaço, (mesmo sendo diferente dos outros) é entreter e alegrar as pessoas com seu

humor.

Por fim, acredito que a intenção do autor, é nos fazer pensar sobre a situação que muitos

“Coringas” passam na vida real, onde não possuem o reconhecimento de suas ideias,

objetivos e vontades. Sendo assim, ridicularizados e até mesmo marginalizado, o que

acaba por transformar suas vidas em um caos, onde todo tipo de negatividade impera e

os impede de viver tranquilamente.


Sarah da KGB

10 comentários:

  1. Oi, Sarah! Sempre gosto muito dos seus textos, mas dessa vez eu acho que talvez você não tenha compreendido bem o tema. Não sei se o objetivo era descrever o quadro em si, mas falar sobre a sensação que ele te passa. Talvez se você tivesse focado mais nas ideias que você apresentou no final, teria continuado na ideia proposta!
    Mas mesmo assim, bom texto!

    ResponderExcluir
  2. Sarah, como já disse a Ellis, você partiu pra uma linha de pensamento extremamente prejudicial para o desenvolvimento do seu texto que foi descrever o quadro, definitivamente, não ficou legal.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Ellis, Sarah! Se você tivesse focado na ideia do final nos daria um belo texto. Faltou isso.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sarah! Gostei bastante da forma diferente que decidiu escrever! Acho que faltou sentimento, deveria ter se posto mais no lugar do coringa do que observadora do quadro! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi a essência do seu texto, suas referências. No entanto, também concordo com os colegas. Eu tive a mesma dificuldade. Achei a proposta da semana bem difícil.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sarah! No geral, gosto muito dos seus textos, mas nesse eu senti muita distância entre o autor e o público. Achei linguagem e expressão de ideias muito técnicas, impessoais. De qualquer forma, o tema era desafiador e cabiam diversas interpretações, meus comentários são mais impressões pessoais do que críticas.

    ResponderExcluir
  7. Oi, sarah. Então, achei seu texto bem claro e correto. Seria difícil tecer uma critica porque eu senti falta de emoção e sentimentos, mas são coisas que EU gosto de por nos meus textos e não são ,por via de regra, coisas essenciais. O tema realmente era complicado , ainda sim, seu texto tá muito bem escrito

    ResponderExcluir
  8. Oi Sarah, entendi o que vc quis passar no seu texto, foi bastante didático. Também abordei, por exemplo, o uso do cigarro (como vc diz: fala por si só) como válvula de escape, alivio, fuga.

    ResponderExcluir
  9. Sarah, gostei muito das descrições feitas por você! Aguardando seus futuros textos! Beijos <3

    ResponderExcluir
  10. Sarah, gostei muito do seu texto! Teve ótimas referências e foi muito bem estruturado. Parabéns!

    Beijos, Estrela!

    ResponderExcluir