quinta-feira, 18 de março de 2021

A vida é uma escalada, mas a vista é ótima

 Ele fuma seu cigarro. A expressão impassível. A mente conturbada.

Por um momento pensa ver a fumaça que sai de seu cigarro formando HAHAHAHA.

Como se a vida caçoasse dele. Como se o universo soubesse da dor que ele insiste em

esconder.

Isolado, intimidade e expulso da sociedade. Vítima de seu próprio fracasso.

Ele desce as escadas e enxerga não só seu declínio físico, mas seu declínio social.

Subir escadas não é um processo fácil, gera desconforto, cansaço e dor.

Subir escadas exige esforço, mas há quem diga que no final, no topo, a vista compensa.

Na escada social, existem atalhos que fazem alguns alcançarem o topo antes de outros.

Descer escadas exige bem menos esforço.

A escada social tem topo, mas não tem fim. Nunca está tão ruim que não possa piorar.

Em um dia, você é um modelo social; no outro, está desempregado, falido e divorciado.

‘’ A Ascensão do Palhaço’’. Mas de que forma? A que custo?

Eu me vejo no palhaço: fracassada, descendo uma escada sem fim, pensando que a vida

e o universo caçoam de mim. Nem mesmo minha fé pode me convencer do contrário.

Não existe moldavita que traga mudança positiva em meio a tanta desgraça, nenhum

quartzo rosa faz eu me amar ou amar o fato de ser o que sou, a ametista que costumava

me proteger está sobrecarregada e deve ter pedido demissão do cargo. Desde que dormir

à noite toda em paz se transformou em uma missão impossível, acredito que até mesmo

meus avós falecidos, que me serviam de guias espirituais, desistiram de me ver andando

em uma corda bamba.

Palhaço, estou com você. Me compadeço da sua expressão impassível e da sua mente

conturbada.

Talvez, um dia a vida melhore. Talvez, um dia a gente consiga subir degrau por degrau

até chegar no topo.


Maria Antonieta

12 comentários:

  1. Ainnnnn, que texto lindooo! Gosto muito dos seus textos, Maria! Você sempre escreve muito bem!
    Sobre o assunto, fico feliz que no final você deu uma "solução" mais positiva para toda essa pressão que você sente para se rebaixar. Mas assim como você disse que nada é tão ruim que não possa piorar, saiba que NADA é tão ruim que não possa melhorar.
    Estarei do seu lado lutando junto para o nosso sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Maria!!! Muito bom texto! Amei a metáfora que você faz com a escada.

    ResponderExcluir
  3. Maria, perfeito o texto!! Até agora esse foi o único que eu consegui enxergar a imagem mesmo.
    Ah, e com certeza um dia melhora, confia que o universo está preparando boas coisas pra ti!! <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu texto, Maria! Você escreve muito bem, consegui ver a imagem no seu texto perfeitamente.

    ResponderExcluir
  5. Como os outros disseram, soube trazer muito bem a imagem do palhaço.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Maria! Adorei seu texto, perfeita interpretação da imagem! Amei a forma como botou os sentimentos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito muito do jeito que você conseguiu equiparar o conteúdo da imagem com as suas analogias, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito da forma que você escreve, Maria. Sempre de forma muito clara, expôs mais uma vez os seus sentimentos com excelência. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Gostei do texto e da interpretação, dão gosto de ler!

    ResponderExcluir
  10. Maria, gostei do seu texto e como você utilizou as escadas vistas no quadro. Usou metáforas, ao que entendi, como se a escada fosse os obstáculos, desafios, etapas que passamos na vida!!

    ResponderExcluir
  11. Maria Antonieta, gostei muito do texto. Acho que você descreveu muito bem a imagem e a frase, o que foi proposto. Além disso, fez uma comparação entre você e o palhaço, o que ajuda em um sentimento de identificação! Parabéns! Beijos e abraços <3

    ResponderExcluir
  12. Maria Antonieta, gostei muito do seu texto, pois, senti que enquanto descrevia o texto e dizia se identificar, mostrava um pouco do sentimento de medo e ansiedade que todos sentem na vida em ter que ascender. Estamos sempre em busca de algo maior, nunca parece o suficiente! Acho que você descreveu bem o quadro, você e todos que já se sentiram assim, adorei! Parabéns!

    Beijos, Estrela!

    ResponderExcluir