quinta-feira, 4 de março de 2021

O rolê da autossabotagem

 Hoje, enquanto lavava a louça da janta, me questionei o porquê de sempre complicar até as coisa menos complicadas ao meu redor. Como posso eu mesma ser a minha própria inimiga? Me indaguei em pensamento. Quanto já deixei de ser, ter e viver por não acreditar em mim, por deixar o medo falar mais alto. Lembrei do meu primeiro relacionamento, quando deixei escapar uma pessoa incrível, fiz de tudo para afastá-la, só porque, na minha cabeça, uma hora ou outra deixaríamos de dar certo, então não tinha sentido prolongar o fim. Como eu sabia disso? Não sabia. Inventei. Criei em mim a ideia de que eu não era merecedora de coisas boas e é isso que eu chamo de rolê da autossabotagem. Bem vindos!

Estou sempre vivendo em função do meu inconsciente. Minhas inseguranças coordenam minhas ações. Minha autoestima me convence de não ser suficiente. Minha ansiedade me faz desistir por medo de fracassar e me ensina a focar só no lado negativo de tudo. Nesse rolê todo deixo de aproveitar o que o universo preparou especialmente para mim. Adio minha vida. Essa vida tão frágil quanto o copo que eu estava ensaboando e que corre tão rápida quanto a água da torneira que deixei aberta porque pensava longe. Os laços e oportunidades se desfazem com a mesma facilidade em que a espuma sumia dos utensílios enquanto eu os enxaguava. É tudo uma questão de momento. Eu não deveria me maltratar tanto assim. Não deveria me autodestruir dessa forma.

Mas eu me maltrato. Eu me destruo. Eu me saboto tanto que o que era pra ser somente uma função normal do meu dia a dia (lavar a louça) se transformou em uma série de questionamentos que me pesou a mente e me causou insônia. Aproveitei que não consegui dormir e fiz esse texto.


Elipse

12 comentários:

  1. É muito triste saber que por uma coisa que só acontece na sua cabeça você deixa de aproveitar a vida. Acho que todos nós já sentimos um pouco disso! Espero esse sentimento em você consiga passar um dia! Gostei muito do seu texto, parabéns mais uma vez!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elipse! Adorei seu texto, entendi perfeitamente o que você estava querendo dizer, amei os sentimentos. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Elipse, sua insônia nos gerou um belíssimo texto. Franco, verdadeiro, da pra sentir aqui tudo que te aflinge. Vai passar

    ResponderExcluir
  4. Elipse, eu amei e me identifiquei com cada palavra do seu texto. Eu entendo o seu sentimento porque também é o meu, sinto muito pela gente se autodestruir assim.
    Eu espero que você entenda, em algum momento, que você merece todas as coisas boas que acontecem com você, merece todas as pessoas boas que estão ao seu redor e merece ser feliz. Te desejo isso do fundo do coração, como desejo para mim mesma.
    Obrigada pelo ótimo texto e por escrever uma coisa que, mesmo sentindo, eu talvez nunca conseguisse colocar em palavras.

    ResponderExcluir
  5. Elipse, eu adorei o desenvolvimento do teu texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Belo texto, me identifiquei a todo momento. Entendo perfeitamente essa autossabotagem. A sua metáfora foi brilhante. Para mim, foi o melhor texto dessa semana. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Elipse, que texto maravilhoso! Adorei. Parabéns!
    Posso estar escrevendo besteira, mas na minha opinião, a única coisa que pode melhorar é a separação dos parágrafos. Por exemplo, o último parágrafo não acredito que deveria ter começado, aonde começou. Poderia ter iniciado em "Eu me saboto tanto...". Enfim, uma besteirinha que não tira a qualidade do seu texto. Só um toque mesmo. ;)

    ResponderExcluir
  9. Elipse, um lindo texto! Me identifiquei com esse sentimento de fragilidade da vida, que você descreveu com tanta singeleza. A metáfora com um fato corriqueiro, se transformando em uma espiral de questionamentos foi muito bem executada. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Elipse, que texto perfeito. Cada vez que eu lia mais, conseguia me colocar no seu lugar. Essa é uma das piores auto sabotagens. É incrível que a gente mesmo não consiga enxergar que merecemos o que temos. Parabéns como sempre! <3

    ResponderExcluir
  11. Oii Elipse, parabéns pelo seu texto! Ele foi verdadeiramente real tanto para você quanto foi para mim e posso dizer que me identifiquei em cada verso e parágrafo! Amei!

    Beijos, Estrela.

    ResponderExcluir