quinta-feira, 12 de agosto de 2021

“Assim como toda felicidade é passageira, nenhum sofrimento será eterno”.

Gosto de me agarrar a essa frase não só para valorizar os momentos felizes, mas

também para ter força e esperança nos dias mais difíceis. Têm momentos que são tão

insuportáveis e desesperadores que me pego pensando: eu não aguento mais, isso nunca

vai passar; mas tento sempre me policiar para acreditar que o amanhã vai ser um pouco

menos pior, e o depois de amanhã menos pior ainda, e assim em diante, até que um dia

não vai ser mais tão ruim, quem sabe será até feliz.

Assim que começou a pandemia que estamos vivendo, eu sempre ficava tentando datar

o fim. No início eu pensava: ah, daqui a uns 15 dias a vida volta ao normal; depois,

comecei a pensar: no próximo mês, quem sabe; e depois: ano que vem tudo terá

acabado. Isso tudo foi muito frustrante porque como vocês sabem, já estamos no

segundo ano de pandemia e ainda não acabou. Então desisti de datar, só quero acreditar

que esse sofrimento não será eterno.

Além de todo o sofrimento individual que cada ser humano vive, todas as questões,

problemas que cada um de nós precisa lidar individualmente a cada dia, ainda estamos

vivendo também, diariamente, um sofrimento coletivo, um clima de morte, medo,

tristeza. E, em meio a tudo isso, nós brasileiros, especialmente, estamos totalmente

desamparados pelo único que poderia de fato nos ajudar: o Estado.

De volta ao sofrimento individual, quero falar uma coisa para vocês que me ajuda

muito. As nossas emoções e o processo de lidar com elas não são lineares, precisamos

ter sempre em mente que apesar de estarmos felizes em um dia, não significa que não

ficaremos mais tristes. E é exatamente com isso que precisamos aprender a lidar para

não nos frustrarmos pensando: caramba, ontem eu estava tão feliz e hoje eu não quero

nem sair da cama. E também não fique se culpando se em um dia você lidar bem com

um momento triste e no outro simplesmente surtar, faz parte.

Sempre digo que é difícil demais enfrentar um leão, ou até mais de um, por dia, com

uma faquinha de cozinha sem serra, como temos que fazer.

Se você está feliz agora, aproveite! Mas saiba que você fatalmente ficará triste algum

dia, e essa tristeza, esse sofrimento não vai ser eterno, vai passar também. E aí você vai

ficar feliz de novo, e depois triste, e depois feliz...


Fada Amarela e Rosa

Um comentário:

  1. Obrigada pelo conselho, essa semana eu estava precisando ouvir isso. Eu particularmente SEMPRE me apeguei que nada durava pra sempre, isso surgiu das vezes eu que eu ficava doente quando criança e, não sei a partir de quando, eu sempre tive certeza que eu iria me curar em algum momento, então estava tudo bem, e mais pra frente me apeguei a frase ''Nenhuma tempestade dura para sempre'', não podemos contra o tempo.

    ResponderExcluir