quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Mamãe sempre disse

 Mamãe sempre disse: "Esqueça tudo que eu falo, às vezes só preciso desabafar".

Com onze anos aprendi a fugir. Depois de uma noite estressante em casa e de um dia pior ainda na escola, fiz o que mamãe mandou. Fugi para o mundo em que eu sonhava ser meu. Mundo em que existiam sonhos e que eu era feliz. 

Mamãe sempre disse: "Enquanto você está aí, gritando, eles estão ganhando dinheiro." 

Uma hora e só. Era tudo que eu precisava para me manter bem. Metade bebendo alegria e a outra cheirando a compreensão de quem nunca havia me visto pessoalmente. 

Mamãe sempre disse: "Isso tá virando fanatismo, Noite!"

Oito meses de 2015 sendo dependente de alegria e compreensão. 

Mamãe sempre disse: "Agora ela vai acordar!"

2016? Sonhei.

2017? Também. 

2018? Acordei. 

Olhei para o lado e ela ainda sonhava. Queria ter a idade dela. 

2018 percebi, que uma hora de 2015 já tinha três anos. Três anos bebada de alegria e entupida de( in)compreensão. 

Mamãe sempre disse: "Ainda? Vai esquecer isso não?" 

Despertei e tentei pôr os pés no chão. Ainda pisava em nuvens disfarçadas de trovão. 

Ficar sóbria era difícil, quando tudo que eu era, fazia parte de uma hora de 2015. Me esfregava com força durante o banho quente e negava tudo o que me fazia ter lembranças.

2019? Tentei ser quem nunca fui e nunca quis ser. Me perdi de mim, me encontrando em outras pessoas para que, em 2020, me reencontrasse de novo.  Tanta volta para continuar onde eu sempre quis estar.

Dezessete anos aprendi a me achar. Depois de uma noite estressante em casa e um dia pior ainda na EaD, fugi para o mundo em que já era meu. Onde me ensinou a sonhar e onde me sinto feliz. 

Sempre disse para mamãe: "Me sinto bem e é aqui que eu quero ficar." 

Ontem, precisei de uma hora e só. Uma hora de alegria e compreensão para que eu ficasse bem.

Sonhar sozinha, salva. Sonhar junto, salva muito mais.  


Noite Estrelada


3 comentários:

  1. Noite Estrelada, sua crônica está bem enigmática e confesso que não consegui captar sobre o que é. Criei vários palpites, mas no fim nenhum deles me pareceu correto.
    Mas enfim, concordo que sonhar junto salva muito mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho que noite quis comparar a necessidade que nós seres humanos temos de alegria e na falta dessa compreensão como se fossem drogas psicoativas que nos fazem avançar. Talvez o modo sublimação da noite seja pelo prazer de se sentir compreendido e alegre. Não sei, isso foi o que eu senti.

      Excluir
  2. A noite sempre gerando grandes reflexões por meio de seus enigmas, gosto muito disso!! Parabéns.

    ResponderExcluir